CD/EP/LP

SWARM CHAIN – “Looming Darkness” (2022)

SWARM CHAIN (Itália)
“Looming Darkness” – CD 2022
Punishment 18 Records – Importado
9,0/10

A quantidade de boas bandas de Doom Metal geradas na Itália é algo a ser estudado em laboratório. O até então desconhecido e jovem SWARM CHAIN é mais um nome a entrar nessa lista. Formada em 2020, a banda aposta num Heavy Doom Metal vigoroso e bem construído, com certo apelo moderno, bom senso melódico e atmosferas envolventes.

Lançado pela gravadora italiana Punishment 18 Records, o álbum de 06 composições encapsuladas em pouco mais de 41 minutos, foi mixado pelo próprio guitarrista da banda, Daniele Mandelli. A masterização foi feita pelo renomado produtor James Plotkin (Thou, Famyne, Isis, Jesu, Kurokuma, etc.). A capa, intrigantemente convidativa é assinada por Stefano Matteoli.

A melódica e envolvente “Hunters” é a responsável por inaugurar o álbum. Baixo e bateria sabiamente explorados, guitarras criando bases sólidas e belas melodias. A performance vocal, um dos diferenciais da banda, é protagonizada por Emanuele Cirilli (guturais) e pelo baixista Paolo Veluti (vozes limpas). Interessante que o timbre de Paolo muito memora em determinadas ocasiões o genial Robert Lowe (Solitude Aeturnus, ex-Candlemass, ex-Grief Collector) e seu discípulo Daniel Bryntse (Isole, Ereb Altor), claro que sem o mesmo alcance, mas com a mesma emotividade e dramaticidade.

Worms” e sua sucessora “Witch Of The Wood” dão sequencia ao trabalho com as guitarras colossais de Riccardo Tonoli e do supracitado Daniele Mandelli. Ambas as faixas são ótimas, intensas e melodiosas. O contraste vocal da abertura é replicado em ambas com maestria. A faixa título é o grande épico do álbum e possivelmente seu maior destaque. Densa e pesada, quase um Death/Doom Metal extraído diretamente de algum registro do My Dying Bride ou Mourning Beloveth. Próximo aos 04 minutos a mesma incorpora mais dinâmicas e variações de ritmo, a bateria é evidenciada e novamente surge a alternância de vozes. Os trechos calmos e as subidas de guitarra são incríveis.

As duas últimas faixas, “Codex Gigas” e “Almost Nothing”, mantêm o nível de qualidade de “Looming Darkness”. Nelas a banda retrabalha os elementos, ambientações e contrastes demonstrados anteriormente — o peso das guitarras e a soturnidade continuam onipresentes e assim vão até o fim do trabalho.

O SWARM CHAIN é mais nome a enriquecer o sempre ótimo catálogo de bandas de Doom Metal italianas. Sua estreia tem força, inteligência e desenvoltura. Todas as canções são muitíssimo bem escritas — atmosféricas, melódicas e ricas em emoção e profundidade. “Looming Darkness” é um lançamento altamente expressivo e agradará tanto os fãs daquele melodismo clássico dos anos 90 quanto aqueles que preferem as atmosferas densas e taciturnas do contemporâneo.

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/swarmchaindoom

Instagram: https://www.instagram.com/swarmchaindoom/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/3l9Mz5NL5JlfBHF44g5Jil

Bandcamp: https://swarmchain.bandcamp.com

Related posts

SAINTE MARIE DES LOUPS “Sainte Maries des Loups” (2019)

Fábio Brayner

NAGEL – Hel op Aarde (EP 2022)

Fábio Brayner

DARK FUNERAL – We are the Apocalypse (2022)

Fábio Brayner