CD/EP/LP

NORDJEVEL – Fenriir (EP 2021)

NORDJEVEL(Noruega)
“Fenriir” – CD 2021
Indie Recordings – Importado
10/10

O NORDJEVEL é uma bandada Noruega, ativa desde 2015 e merecedora de ostentar o selo “True Norwegian Black Metal”. Sim, o tradicional, profano e inconfundível metal do capiroto produzido e executado segundo as diretrizes da segunda onda (secondwave), dos anos 90, que forjou boa parte dos maiores clássicos do estilo.

A banda pode ser relativamente recente, mas a sua formação é calejada no submundo da música extrema. Hoje o quarteto conta com “Doedsadmiral” (fundador, vocalista – HORDE OF HELL, SVARTELDER), “Destructhor” (Guitarras – MYRKSKOG, ex-ZYKLON e ex-MORBID ANGEL), “DezeptiCunt” (Baixo – ex-RAGNAROK)e “Dominator” (Bateria – ex-DARK FUNERAL). É um timaço, todos músicos de primeira linha.

Até aqui, houve o lançamento de dois álbuns de estúdio, em 2016 “Nordjevel” e 2019 “Necrogenesis”. Esse ano, voltaram à carga com o EPFenriir”, primeiro produto da nova parceria, com o selo norueguês “Indie Recordings”.

 A arte de capa monstruosa e explícita mostra o lobo gigante Fenrir, da mitologia nórdica, decapitando um homem cristão, trabalho impactante da “Khaos Diktator Design”, da Sérvia.

Fenriir” a música título do EPinicia os trabalhos com a bateria ultra veloz e precisa de “Nils Dominator” abrindo caminho, em meio a riffs monumentais de “Destructhor” e do ex-membro “Valla”, que ainda participou da gravação do play. A faixa oscila entre velocidade intensa e ritmo médio, sempre bestial em contraste às excelentes melodias criadas pelas guitarras.

Gnawingthe Bones” soa ainda mais destruidora, em ritmo vertiginoso. O trabalho de guitarras é extraordinário, bem como os vocais possuídos de “Doedsadmiral”, especialmente impressionantes nas partes mais velozes e extremas. Baixo na cara, brutal. São menos de quatro minutos viciantes, que beiram a perfeição, de impetuosidade absurda e técnica primorosa.

Rovdyr” desacelera o passo, mas mantém intactos os níveis de brutalidade. Os andamentos de ritmo médio são mais constantes, soturnos e odiosos. Por fim, a banda cria e desenvolve uma atmosfera tensa crescente, com performance conjunta brilhante dos músicos, que culmina em uma aceleração cataclísmica. Melhor do EP, devastadora.

Fallen Angel” é o cover do POSSESSED, som do clássico e obrigatório “Seven Churches”. A versão do NORDJEVEL a deixou ainda mais pesada e brutal, agregando toques interessantes.

Det ror og ror” é a versão ao vivo da música do disco de estreia da banda, gravada no “Brutal Assault” de 2019 (festival que acontece na República Tcheca). Mais um som que mescla grande intensidade, profunda hostilidade e melodias marcantes. 

EP espetacular do NORDJEVEL, curto e efetivo. Sabe-se que a banda está preparando o terceiro álbum de estúdio, e após uma amostra como essa, fica impossível não gerar expectativa. A quem não os conhece, a banda é totalmente indicada a fãs de TAAKE, 1349, TSJUDER, RAGNAROK, DARK FUNERAL, CARPATHIAN FOREST e DARKTHRONE antigo, da trinca Black Metal clássica.

O Play é composto pelas cinco faixas abaixo, totalizando 23:10 minutos de duração:

1 – “Fenriir”

2 – “Gnawingthe Bones”

3 – “Rovdyr”

4 – “Fallen Angel” (Cover do Possessed)

5 – “Det ror og ror” (Ao vivo no Brutal Assault 2019)

Destaques: São apenas vinte e três minutos, ouça-o por completo. Caso queira uma amostra, o leitor poderá conferir primeiro a matadora “Rovdyr”, a terceira do play.

Related posts

TERMINAL NATION – Holocene Extinction (2020)

Fábio Brayner

COLDWINTER – Cold Light of the Horizon Dawning (2020)

Fábio Brayner

SOMME – Prussian Blood (2021)

Daniel Bitencourt