CD/EP/LP

NECROCCULTUS – Encircling the Mysterious Necrorevelation (Reissue 2022)

NECROCCULTUS (México)
“Encircling the Mysterious Necrorevelation” – Reissue 2022
Arauto da Morte Records – Nacional
9/10

Quando o death metal se materializa com o fedor pútrido do enxofre você entende que está diante de uma banda a ser respeitada. Esse é o caso dos mexicanos do NECROCCULTUS e seu debut álbum “Encircling the Mysterious Necrorevelation”, que recebeu recentemente uma versão nacional lançada pelo selo Arauto da Morte Records. O NECROCCULTUS foi formado em 2003 e dois anos depois chegou ao seu primeiro álbum de estúdio, após apenas uma demo tape lançada.

Esse debut álbum carrega aquela energia obscura que apenas as bandas latinas conseguem incorporar à sua música e o metal da morte aqui apresentado é puramente maldito. Tradicional até os ossos e totalmente distante de qualquer modismo ou tentativa de inovação, a música do NECROCCULTUS se materializa em verdadeiras pedradas sujas e diretas do naipe da faixa “Necroccultus” que abre o álbum e traz uma pegada que em vários momentos me lembrou o debut álbum dos suecos do Hypocrisy. Uma baita música com brutalidade na dose certa. “Descent to Requiem” é uma faixa mais trampada, com partes cadenciadas, mas sempre se valendo de riffs carregados e frios para criar uma atmosfera nauseabunda.

Na mesma pegada vem a ríspida “The Necrosphere Within”. Nessa música o vocal se torna mais podre e a própria execução é em certo ponto mais primitiva. Grande composição com uma pegada dos velhos tempos do estilo que a destaca. Ainda mais calcada na velha escola, “Mirage of Death” é um primor primitivo e brutal. Partes climáticas e selvageria se misturam de forma natural e entregam o que o ouvinte quer ouvir. “Into the Veils of Damnation” é brutal e direta. Ela ainda carrega alguns riffs realmente assassinos, que regem uma orquestra da morte. Na sequência vem “In the Darkest Region of Dead”, outra faixa que abraça um lado mais underground, sem grandes lapidações.


Mais trampada e com o climão das bandas da América Latina, “Enter the Ominous Mausoleum” tem um andamento cadenciado em boa parte da sua execução e riffs cheios de maldade e atmosfera. Um death metal em sua forma primitiva e ausente de melodias. A última faixa é “Unleashed Doom Conjurations”, que investe também em uma velocidade contida, com apenas episódios de brutalidade. A versão nacional traz ainda um cover do Tiamat. A faixa escolhida foi “Altar Flame”, que ficou brutal e totalmente com a cara do NECROCCULTUS. Uma excelente escolha.

Algo que a banda consegue impor em todo o álbum é o uso de bons riffs e climas bem construídos. Esse é um lançamento que exalta o subterrâneo do metal da morte e traz ao público brasileiro um trabalho sólido de uma banda considerada cult pelo death metal maníacos que a conhecem e admiram.

Related posts

MALTHUSIAN / SUFFERING HOUR – Time´s Withering Shadow (ADV. Split 2022)

Daniel Bitencourt

SARKE – Allsighr (Adv. 2021)

Fábio Brayner

HUMAN SERPENT – Heirlooms Eternal (CD 2021)

Daniel Bitencourt