Entrevistas

MALICE GARDEN – Malícia, instinto e metal extremo diretamente de Santa Catarina

Orland Júnior: O Malice Garden começou em 1999 e lançamos  duas demos, nos anos 2000 e 2002 que tiveram uma resposta muito positiva, abriram várias portas e a banda participou de vários festivais pelo Brasil, tendo oportunidade de dividir palco com grandes nomes do metal mundial como Vader, Dark Funeral, Marduk, Krisiun entre outras. Por motivos internos a banda ficou inativa por 13 anos voltando em 2018 a tocar nos palcos e lançando o Single da música S.i.n.  em seguida o EP Denying Creation. Finalmente em 2023 lançamos nosso Full length intitulado “S.I.N. – Supreme Instinct Numb pela Eternal Hatred Records. Hoje nossa formação conta com Orland (V), Opressor (G), Henrique (G), John (B) e João (D).

Orland Júnior: Então foram 13 anos que o Malice Garden ficou  adormecido, porém nós continuamos com nossos projetos e ativos no underground, eu montei o Orland Studio focado exclusivamente nas bandas do underground,  produzi várias bandas e vários álbuns, tenho orgulho de ter produzido grandes álbuns dentro do underground. Eu e o Spok também tocamos guitarra por um tempo no Somberland. Os outros membros também continuaram tocando em outras bandas, então na real a gente nunca esteve fora,   nunca paramos. E na real  da formação original só sobrou o Spok que foi o fundador da banda.

Orland Júnior: Sim, foram 3 excelentes registros, e eu gravei e produzi a demo e os dois álbuns no meu antigo estúdio. Além do Somberland também trabalhei com Posthumous, Alkanza, Distressed, Antichrist Holligans, Deadnation, They come Crowling, Sanctifier, The Metalian (Bélgica) e várias que não me vem na mente agora, e também perdi a conta de quantos álbuns eu gravei.

Orland Júnior: A underground aqui continua forte, boas bandas, eventos com uma certa regularidade, temos o Trooper Bar que apoia a cena, e pessoas mais jovens nos eventos, mostrando que a cena está se renovando.

Orland Júnior: Muita coisa melhorou, hoje, além  de  termos muitos festivais e eventos, eles são muito bem estruturados, muitas bandas lançando material de altíssima qualidade, músicos de altíssima qualidade, temos selos daqui lançando material, hoje temos acesso a instrumentos de qualidade com facilidade, coisa que antigamente não se tinha. Creio que o que mais melhoramos foi em termos de estrutura e organização.

Orland Júnior: O álbum foi lançado no exterior pela Eternal Hatred Records em parceria com a MS Metal Records aqui do Brasil, eles estão distribuindo na Europa e Estados Unidos e Japão, e pelo feedback da gravadora a aceitação por lá está indo muito bem, acima do que esperavam, só vou ficar devendo em quais países está indo melhor porque realmente não busquei esta informação. Aqui no Brasil superou todas as nossas expectativas tanto em vendas, como aceitação do público, e nas resenhas da mídia que todas deram notas altíssimas.

Orland Júnior: Eles entraram em contato com a gente mostrando interesse no lançamento, entendemos que a proposta deles foi a melhor e então decidimos fechar, até o momento estão sim fazendo um bom trabalho.

Orland Júnior: Hoje isso seria nosso principal objetivo, mas claro isso exige organização e planejamento e estamos trabalhando nisso.

Orland Júnior: Então,  nunca tocamos no Nordeste e temos muita vontade de conhecer os irmãos headbangers de lá, temos projetos para fazer uma turnê pelo Brasil no futuro, mas se houver interesse de momento de alguma produtora que quiser nos levar com certeza iremos

Orland Júnior: Então gravamos esse álbum no Estúdio Hurricane em Porto Alegre e foi produzido por Sebastian Carsin que dispensa apresentações , o conceito e arte da capa foi feito por L. Vulcan ex baixista do Posthumous e creio que o resultado final nos deu certeza que escolhemos as pessoas certas para trabalhar ao nosso lado. Minhas músicas preferidas do álbum são S.I.N., Poison Divine e Unholy Please Mysteria e fica difícil colocar uma influência principal, porque temos várias influências dentro do metal extremo. Mas creio que Dissection, Venom, Bathory são algumas.

O rland Júnior:Então eu creio que o submundo está forte vivo e ativo, com muitas bandas boas e muitas que merecem destaque, eu seria injusto dar só alguns nomes porque existe gente muito competente no meio e não são poucos, nosso problema ainda continua sendo o brasileiro dar muito mais valor para o que é de fora do que para as bandas daqui. Mas se você der uma rápida pesquisada na internet vai descobrir bandas que realmente merecem atenção.

Orland Júnior: Agradeço ao Walter Bacckus e ao The Old Coffin Spirit Zine pelo espaço e pelo trabalho que tem feito em prol do underground. E quem não conhece o Malice Garden, de uma olhadinha nas redes sociais, ouçam no youtube, spotify, Deezer e indique para os amigos, o underground sempre foi no boca a boca e contamos com vocês, cada um tem sua importância, tanto os que produzem material quanto os que consomem.

Orland Júnior: Malice Garden started in 1999 and we released two demos, in 2000 and 2002, which had a very positive response, opened several doors and the band participated in several festivals throughout Brazil, having the opportunity to share the stage with big names in world metal such as Vader, Dark Funeral, Marduk, Krisiun among others. For internal reasons, the band was inactive for 13 years, returning to play on stage in 2018 and releasing the single S.i.n.  followed by the Denying Creation EP. Finally in 2023 we released our full length entitled “S.I.N. – Supreme Instinct Numb by Eternal Hatred Records. Today our lineup includes Orland (V), Opressor (G), Henrique (G), John (B) and João (D).

Orland Júnior: So it was 13 years that Malice Garden was dormant, but we continued with our projects and active in the underground, I set up Orland Studio focused exclusively on underground bands, I produced several bands and several albums, I’m proud to have produced great albums within the underground. Spok and I also played guitar for a while in Somberland. The other members also continued playing in other bands, so in reality we were never out, we never stopped. And in reality, the only thing left of the original lineup was Spok, who was the founder of the band.

Orland Júnior: Yes, there were 3 excellent records, and I recorded and produced the demo and the two albums in my old studio. In addition to Somberland, I also worked with Posthumous, Alkanza, Distressed, Antichrist Holligans, Deadnation, They come Crowling, Sanctifier, The Metalian (Belgium) and several that don’t come to mind now, and I also lost count of how many albums I recorded.

Orland Júnior: The underground here remains strong, good bands, events with a certain regularity, we have the Trooper Bar that supports the scene, and younger people at events, showing that the scene is renewing itself.

Orland Júnior: A lot of things have improved, today, in addition to having many festivals and events, they are very well structured, many bands releasing very high quality material, very high quality musicians, we have labels here releasing material, today we have access to quality instruments with ease, something that was not available in the past. I believe that what we improved most was in terms of structure and organization.

Orland Júnior: The album was released abroad by Eternal Hatred Records in partnership with MS Metal Records here in Brazil, they are distributing it in Europe and the United States and Japan, and based on the label’s feedback, acceptance there is going very well, above than they expected, I’m just going to be left with which countries are doing better because I didn’t really look for this information. Here in Brazil, it exceeded all our expectations in terms of sales, public acceptance, and media reviews, which all gave very high marks.

Orland Júnior: They contacted us showing interest in the launch, we understood that their proposal was the best and so we decided to close, so far they are doing a good job.

Orland Júnior: Today that would be our main objective, but of course this requires organization and planning and we are working on that.

Orland Júnior: So, we have never played in the Northeast and we really want to meet the headbanging brothers there, we have plans to tour Brazil in the future, but if there is interest at the moment from any producer that wants to take us, we will definitely go

Orland Júnior: So we recorded this album at Estúdio Hurricane in Porto Alegre and it was produced by Sebastian Carsin who needs no introduction, the concept and cover art was done by L. Vulcan, former bassist of Posthumous and I believe that the final result made us sure that we chose the right people to work alongside us. My favorite songs on the album are S.I.N., Poison Divine and Unholy Please Mysteria and it’s difficult to put a main influence on it, because we have several influences within extreme metal. But I believe that Dissection, Venom, Bathory are some.

Orland Júnior: So I believe that the underworld is alive and well, with many good bands and many that deserve to be highlighted. Brazilians give much more value to what comes from abroad than to bands here. But if you do a quick search on the internet you will discover bands that really deserve attention

Orland Júnior: I thank Walter Bacckus and The Old Coffin Spirit Zine for the opportunity and the work they have done for the underground. And whoever doesn’t know Malice Garden, take a look at social media, listen to it on YouTube, Spotify, Deezer and recommend it to your friends, the underground has always been word of mouth and we’re counting on you, each one has its own importance, both those who produce material as much as they consume.

Related posts

MORBID TALES RECORDS – Dedicação, resistência e sangue em prol do underground

Walter Bacckus

IMPERADOR BELIAL – Uma evolução natural calcada no Metal Negro

Walter Bacckus

BLACK ALTAR – Sacrifique os corações inimigos sobre o impuro Altar Negro!

Daniel Bitencourt