CD/EP/LP

DESDOMINUS- Inexplicável Existência (2021)

DESDOMINUS (Brasil)
“Inexplicável Existência” — CD 2021
Heavy Metal Rock — Nacional
10/10

Passados seis anos desde seu último lançamento — “Uncreation” — o impetuoso DESDOMINUS retorna não apenas revigorado e extraordinariamente criativo, mas ainda mais técnico, melodioso e implacável. “Inexplicável Existência” — o seu novo e quarto registro de estúdio (clássico desde já), é uma legítima tormenta sonora a esbanjar vigor e inspiração.

É certo que o Death/Black Metal imponente e meticuloso praticado pela banda muito evoluiu desde sua estreia em 2003, no clássico e rústico “Without Domain”. O sucessor do mesmo, “Devastatind Millenary Lies”, lançado 10 anos mais tarde apresentava o DESDOMINUS em outro patamar evolutivo — experiente, entrosado e sonoramente aprimorado, claro que sem abandonar sua tão característica rispidez. O supracitado “Uncreation” foi o auge dessa evolução, musicalmente mais rico e estruturalmente mais ousado.

A produção é substanciosa e excepcionalmente irrepreensível! Nítida, equilibrada e poderosa. Os instrumentos, bem como suas respectivas camadas e arranjos, foram privilegiados igualitariamente, sem lacunas, sobreposições ou engôdos. Créditos a Ricardo Biancarelli (Mordeth, Kamala, Kiko Shred) por executar seu trabalho com tanto esmero e sapiência.

Destaques? Ora, todo o repertório! Seria até injusto apontar essa ou aquela faixa, visto que todas são excelentes, muito bem forjadas e lapidadas. A faixa título, “Inexplicável Existência”, também responsavel pela inauguração do álbum é a única a portar letra em idioma materno; tradição essa que acompanha a banda desde seu debute. Após um pequeno fragmento de calmaria e mistério, a mesma se rompe numa saraivada de riffs de letalidade matemática, bateria feroz, alas melódicas bem impostas e elaboradas, e uma letra cáustica, belicamente empunhada pelos vocais odiosos do também guitarrista, Daniel Curtolo.

Belong To Yourself”, lançada como single em agosto, é mais refinada e atmosférica, desenvolvendo-se em ambientações ora sutis e noutras apreensivas, as linhas acústicas que a permeiam são surrealmente belas e os rompantes de fúria são simplesmente mortais. O solo é excelente — melodioso e adornado. Completando a sutileza da malha os vocais etéreos da vocalista convidada Fernanda Ferreti. Interessante notar como a banda consegue trabalhar suas influências dando as mesmas à sua face e não o oposto como ouvimos em tantos trabalhos desaguados a esmo todos os anos. É notável que o DESDOMINUS bebeu da tão influente “The Gothenburg Sound”, mas como um moderado degustador e não como um irrecuperável adicto com acesso a uma copiadora.

Misty Dimension” resgata os bons tempos do At The Gates e Dark Tranquillity, mas como já dito, com o modus faciendi do DESDOMINUS. “Divine Shadow” é mais um tema a equilibrar-se entre o refinamento e a brutalidade. “My Last Winter” é extremamente bem arranjada, assim como sua sucessora, a intrincada e opulenta “Distortion Of Reality”. “Abyss Of Lies” mantém a alta qualidade do repertório e prepara o terreno para a épica “You Are Alone”, malha essa que é, por si só, um banquete de riffs imponentes, variações rítmicas muito bem exploradas e arranjos impecáveis.

Completando essa obra de arte da brutalidade sonora, os traços e cores do sempre genial e mestre Alcides Burn (Headhunter D.C., Imago Mortis, Malefactor, Nervosa, Sanctifier). Um álbum que prima pela excelência do início ao fim —, expressivo, coeso e altamente inspirado. O passado e o futuro entrelaçados em oito faixas robustas, intrincadas e furiosas até mesmo quando cadenciadas. Enfim… mais um clássico com o selo DESDOMINUS de qualidade. “Inexplicável Existência” está disponível para audições em todas as plataformas de streaming e pode ser adquirido em versão física diretamente com a banda ou com o selo Heavy Metal Rock, ou seja, sem desculpas para não ouvir e não apoiar (em atos) o Underground!

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/desdominus

Instagram: https://www.instagram.com/desdominusofficial/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/5lPVQS3H6cFY9RduKQrE25

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCV2Wrk7TvMHWCAlATfLwLdw

Related posts

XEPER – Ad Numen Satanae (2021)

Daniel Bitencourt

FOSSILIZATION – He Whose Name Was Long Forgotten (EP 2021)

Fábio Brayner

VARGRAV – Encircle the Spectral Dimension (MCD 2023)

Daniel Bitencourt