CD/EP/LP

ABYTHIC – Eden of the Doomed (Adv. EP 2022)

ABYTHIC (Alemanha)
“Eden of the Doomed” – ADV – EP

Data de Lançamento 27/05/2022
Iron Bonehead Productions (Alemanha) – Importado
8,00/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 27/05/2022

O ABYTHIC é um trio alemão de Death Doom Metal que iniciou a sua infame jornada aos nove círculos infernais em 2015, e que segue descendo rumo às profundezas, com sua visão cada vez mais deturpada e abominável da música extrema.

 No ano passado houve o lançamento do seu terceiro álbum de estúdio, de nome “Dominion of the Wicked”. O trabalho foi bem recebido no underground do exterior, e abriu caminho para que eles retornassem esse ano com o supercompacto EPEden of the Doomed”. 

 O selo germânico “Iron Bonehead Productions” disponibilizará internacionalmente o EP no final do mês de maio em versões físicas e digital.

 Uma sensação de pesadelo acompanha o ouvinte desde os primeiros efeitos sonoros de “Revelation from the Great Vastness Thereafter”, liderada por riffs até certo ponto simples, mas sobremaneira efetivos. Os leads de guitarra que se seguem contrariam a falsa simplicidade, e acrescentam à atmosfera bizarra e ao peso excruciante das seções lentas. Há uma rica variedade de vocalizações, todas doentias e eficazes. Ótimo som.

 “Conquest of the One True Creed” é mais uma que segue a receita bem-sucedida de firmar-se por intermédio de riffs sólidos e magnéticos. Os vocais de diferentes entonações se alternam e mantêm a audição interessante, mas há partes com sussurros e frases recitadas que chegam a incomodar, pela quebra excessiva do clima. O terço final da faixa é o mais cativante, onde a banda acelera sem dó e pisoteia freneticamente as carcaças apodrecidas de suas vítimas.

 “Victory in Your Eden of the Doomed” abre com um trecho falado em alemão, e tem de início o instrumental mais moroso e letal do Play. Oscila entre a cadência e o ritmo médio, mas é nos momentos mais arrastados e podres que realmente se destaca.      

 Ótima e curtíssima amostra do ABYTHIC, mas longa suficiente para despertar interesse pelo trampo dos caras. Curioso pelo que virá adiante, espero principalmente que eles mantenham essa pegada diferente e até bizarra, porém utilizando-se menos de trechos falados nos próximos lançamentos.

 Boa pedida para fãs de NECROS CHRISTOS (ALE), ASPHYX (HOL), PENTACLE (HOL), BOLT THROWER (GBR), HOODED MENACE (FIN), GRAVE (SUE), VENENUM (ALE).

 Tracklist abaixo, duração total de 17:56 minutos:

1 – “Revelation from the Great Vastness Thereafter”

2 – “Conquest of the One True Creed”

3 – “Victory in Your Eden of the Doomed”

Related posts

MESSIAH – Fracmont (Advanced – 2020)

Fábio Brayner

CREPTUM – Vama (CD 2020)

Fábio Brayner

INTO DARKNESS – Cassini-Hygens (EP 2023)

Humberto Amorim