Esta formação consta como tendo dez anos nas páginas do Metal Archives, mas o EP “Konsylium Oprawców” ou “Concílio dos Torturadores”, em tradução livre ao português, é o seu primeiro registro oficial.
Pesquisando um pouco mais, dá a entender que o GNIEW (palavra que significa Fúria, em polonês) é uma banda, ou projeto paralelo de Black Metal ortodoxo dos membros do bem estabelecido PLAGA.
Partindo desse pressuposto, temos no GNIEW um trio que sabe exatamente o que está fazendo. “Draconis” (Vocais e Guitarras), “B.” (Baixo) e “VVojciech” (Bateria) possuem passagens por outras bandas, além de serem todos membros ativos do próprio PLAGA.
O EP é uma pequena amostra de qualidade acima da média de Black Metal raiz, isento de modernidades e misantrópico por natureza. As referências mais claras são atos da segunda onda como GORGOROTH (NOR) e BEHEXEN (FIN) e lendas polonesas como BLACK ALTAR, BESATT e, da leva mais atual, o MGLA.
Quando “Prowadzony na szafot” começa a rolar, é possível imaginar a névoa espessa se formando ao seu redor, e a temperatura despencando a níveis congelantes. As letras misantrópicas conduzem um homem encarcerado aos seus momentos finais, em direção ao seu sádico executor.
A produção beira a perfeição, suja e relativamente abafada, embora seja possível distinguir todos os instrumentos (inclusive o baixo!!). Instrumental impecável, com guitarras produzindo riffs contundentes e macabros, leads melódicos bem posicionados, percussão bombástica e precisa, efetiva em todos os segmentos, independente da estrutura rítmica.
Os vocais de “Draconis” são angustiantes, aflitivos. Soam sempre extremos e refletem uma alma torturada, complementando a atmosfera old school da sonoridade do GNIEW.
Os blasts somam-se a odiosos riffs em tremolo na abertura de “Tormentum Aeternum”, as partes velozes se alternam com breves momentos mais lentos (e melódicos). O tema lírico, como entrega o título, são métodos medievais de tortura nada singelos. Faixa empolgante, aquele som clássico onde as guitarras se destacam, sem nenhum anseio pela redescoberta do fogo.
“Konsylium oprawców” é a faixa título que encerra o EP falando da Santa Inquisição e da “cura” e “purificação” dos “hereges” por intermédio da tortura, cortesia da Igreja Católica na Idade Média. É o som mais extenso e de características mais épicas. Permite-se uma seção atmosférica e sinistra em sua metade, onde as guitarras desfilam leads e longos solos habilmente construídos, e inesperadamente carregados de feeling. Retorna ao olho do furacão em grande estilo para a conclusão.
Um excelente EP de estreia do GNIEW, recomendável aos Hellbangers em geral. Que as Deidades ancestrais do submundo continuem iluminando a Polônia e sua multitude de fanáticos pela música extrema!
Tracklist abaixo, duração total de 21:40 minutos:
1 – “Prowadzony na szafot”
2 – “Tormentum Aeternum”
3 – “Konsylium oprawców”