CD/EP/LP

WOMBBATH – Agma (Adv. 2021)

WOMBBATH (Suécia)
“Agma” – CD 2021
Transcending Obscurity Records – Importado
8,5/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 31/12/2021

O WOMBBATH foi formado em 1990 e existiu até 1995, parando e retornando à ativa em 2014. Se antes de seu fim prematuro a banda havia lançado apenas um álbum de estúdio, após o seu retorno já são 5 álbuns (incluindo esse novo trabalho) de estúdio, single e split álbuns.


“Agma” é o sexto álbum do WOMBBATH e é um trabalho que foge dos padrões do death metal por lá. É um álbum que tem mais de uma hora de death metal sueco mais variado do que o normal. Obviamente todos os elementos do estilo estão lá. Mas algo que me agradou bastante foi a banda procurar trazer algo a mais à sua música. Em alguns momentos me vem à lembrança o trabalho do Edge of Sanity. Momentos mais pesados se unem a climas mais carregados. Vocais guturais se misturam a experimentos vocais que fogem do lugar comum e isso vai criando uma música com várias camadas de influências. Existem aqui faixas que irão agradar diversos gostos musicais diferentes.

“The Law of Everything” é uma música mais tradicional, pesada, gutural e com riffs ácidos. Puro death metal sueco tradicional. “Blindly They Follow” é outra pedrada, com momentos realmente rápidos, partes dois por um e metrancas de responsa. Ainda no campo da velocidade e tradição vem a matadora “Breath in the Flames”, uma das melhores do álbum. “Divine Pain” abraça climas mais obscuros e ainda que partes rápidas estejam presentes é quando a música pisa no freio que ela se torna mais potente. Os riffs são cortantes e o peso descomunal.

Falando em peso descomunal, “The Dead and the Dying” não pode ser ignorada pois é uma música opressiva. Essa é uma composição que retrata em o que escrevi no início do review sobre as camadas musicais que compõem o álbum. Há vários WOMBBATH sendo apresentados nos pouco mais de 3 minutos de duração da música. As melodias e partes mais quebradas de “Departure from the Light” são excelentes.

Talvez um álbum com menos tempo de duração surtisse um efeito mais devastador, mas de forma alguma vou reclamar de ter aqui a oportunidade de ouvir mais e mais composições do WOMBBATH, ainda mais quando o álbum tem a qualidade que esse aqui tem. A capa representa bem a pegada do álbum e seus tons em roxo criam um efeito interessante quando se olha com mais atenção os detalhes.

Em termos de produção, “Agma” é pesadíssimo, definido e com um excelente trabalho de mixagem e masterização. O lançamento ocorre no final de Dezembro e com certeza encerra um ano de grandes lançamentos com o nível lá em cima.

O tracklist do álbum é:

1.The Law of Everything
2.At The Giant’s Feet
3.The Seventh Seal
4.Inquisition Reborn
5.Blindly They Follow
6.A World of Destruction
7.Misantropi Och Förakt
8.Breathe in the Flames
9.The Age of Death
10.Oh Fire of Hate
11.In Decay They Shall All Fester
12.Divine Pain
13.The Dead and the Dying
14.Departure from the Light
15.Scorned Existence
16.On a Path of Repulsion

Related posts

INSOLITUM/PATHOGEN/DEATH INVOKER/NECROCCULTUS – Antigos Rituais de Culto a Morte (2020)

Fábio Brayner

RATOS DE PORÃO – Necropolítica (CD 2022)

Fábio Brayner

SKELETAL REMAINS – Fragments of the Ageless (CD 2024)

Fábio Brayner