CD/EP/LP

VARATHRON – Glorification Under the Latin Moon (2021)

VARATHRON (Grécia)
“Glorification Under the Latin Moon” – Live CD 2021
Agonia Records – Importado
Misanthropic Rec/Blasphemy Prod/

Black Hearts/Black Storm Rec
– Nacional
10/10

Poucas bandas renderiam um tributo tão dedicado ao metal sul-americano e principalmente brasileiro a ponto de dedicar uma tour especial aos nossos palcos e transformá-lo em um álbum ao vivo. O lendário e majéstico VARATHRON realizou isso e o resultado é o sensacional álbum ao vivo “Glorification Under the Latin Moon”, que registrou para a eternidade a apresentação que a banda realizou na cidade de São Paulo, no dia 4 de Agosto de 2019. O local escolhido foi o Vic Club e o setlist apresentado nesse dia mais do que especial. Além de incluir faixas raras desde 1988, a banda ainda executou na íntegra seus álbuns “Patriarchs of Evil” e o absoluto clássico do metal negro helênico “His Majesty of Swamp”, momento em que deve ter levado às lágrimas aqueles que puderam presenciar esse momento único para a história do metal nacional e para a carreira do próprio grupo.

Folheando o encarte é possível perceber a palpável emoção da banda, que narra a sua passagem por diversos territórios da América Latina, o que nos honra de forma salutar, já que percebemos aqui o sentimento verdadeiro de amizade e ligação com um território que possui uma história e cultura tão rica. A produção desse material tem a qualidade que deveria ter. Mostra o VARATHRON sem a sendas do estúdio e quem pode vê-los ao vivo sabe que o que está reproduzido é a essência verdadeira da banda.

O grupo grego é mágico em suas apresentações e ao retornar aos seus primórdios como em “Cassiopeia´s Ode” é como se acendesse o fogo de outras eras em antigos templos da Grécia Clássica. A execução de “His Majesty at the Swamp” é simplesmente  perfeita, tal como são todas as músicas que compõem essa obra magistral, porém o VARATHRON não se deixou contaminar pela modernidade e mesmo em suas músicas mais atuais o clima épico se faz presente. As quinze composições aqui contidas são um testemunho de uma trajetória fiel às raízes e só nos resta agradecer aos selos nacionais envolvidos no lançamento desse material em solo brasileiro. Não destaco nenhuma música aqui. Seria algo que iria desmerecer o trabalho como um todo. Obviamente existem predileções, mas as deixemos de lado para poder apreciar todo o ritual levado a cabo pelo genial VARATHRON. ευχαριστώ VARATHRON !

Related posts

HYPERDONTIA – Hideous Entity (Adv. 2021)

Fábio Brayner

NEURÓTICOS “Kill for God”

Fábio Brayner

SLAUGHTER MESSIAH – “Curse to the Pyre” (2020)

Fábio Brayner