CD/EP/LP

VARATHRON – Emissaries of the Darkened Call (EP 2021)

VARATHRON (Grécia)
“Emissaries of the Darkened Call” – Digital EP 2021
Independente – Importado
8,5/10

VARATHRON Bandcamp: https://varathron.bandcamp.com/

O VARATHRON é uma das pioneiras, mais prolíficas, maiores e melhores bandas de Black Metal da Grécia, extremamente representativa e influente. Praticamente todos os anos, há algum tipo de material sendo lançado.

 Esse ano temos o EPEmissaries of the Darkened Call”, que acaba de ser disponibilizado digitalmente via Bandcamp. Trata-se, na verdade, do relançamento das músicas do VARATHRON que saíram no Split em 2012 de nome “Emissaries of the Darkened Call – Three Nails in the Coffin of Humanity” com as bandas BLACK ALTAR (Polônia) e THORNSPAWN(Estados Unidos). As três primeiras músicas são desse Split (a terceira, inclusive, é um Cover do BLACK SABBATH). A quarta e última é um bônus, ela fez parte do Split intitulado “Old Demons Rise” de 2014, com o DEN SAAKALDTE (Noruega), lançado na época apenas em vinil (7 polegadas).

 Até o momento não há informações sobre a possibilidade de lançamento do EP em versões físicas, mas seria ótimo. A arte de capa é uma ilustração belíssima com pegada old school e altamente blasfema do espanhol “Juanjo Castellano”.

Arawn’s Reich” tem início impactante, a produção ficou perfeita. Riffs cortantes, maléficos e dotados de ótimas melodias. Baixo pesado e bem equilibrado no mix, bateria infernal com excepcionais variações nas linhas. Vocais eficazes e dinâmicos, como é habitual nos trabalhos da banda. As características brilhantes e distintas do Black Metal Helênico estão presentes desde sempre na faixa, mas se acentuam a partir de 2:30 e a trazem para um nível ainda mais elevado de qualidade. Instrumental soberbo, com destaque para o trampo insano de bateria. Música que, sozinha, já valeria o ingresso. 

 “Black Swamp” tem breve introdução atmosférica, rapidamente quebrada por um ataque furioso, liderado por riffs imponentes e dominantes. Partes mais lentas e ritualísticas se alternam com as mais velozes e ríspidas. Seis muitos de muita intensidade e variação, ótima faixa.

Ancient Warrior” eis o cover do grande BLACK SABBATH, som que saiu originalmente no disco “The Eternal Idol”, de 1987. Além da homenagem, creio ser importante que o artista agregue a sua própria visão ao som original. A versão do VARATHRON não decepciona, temos a estrutura básica da música respeitada, porém com o peso maciço e a dose letal de veneno adicionados sem dó. Resultado satisfatório, criado um híbrido monstruoso e perverso, porém de background clássico e elegante.

Astrophobos” finaliza o EP como faixa bônus. O andamento é mais cadenciado, com bateria e baixo soando esmagadores. As guitarras se destacam com solos melódicos e riffssólidos e memoráveis. Exatamente a junção de elementos se poderia esperar de um dos titãs do Black Grego, mais um som relevante e letal dos caras. 

Ótimo Play, banda que não costuma desapontar. Indicado aos conhecedores habituais da banda e a qualquer metalhead que aprecie Black Metal Melódico, especialmente da gloriosa escola Grega.

Relação das quatro músicas que integram o Play e somam 23:12 minutos:

1 – “Arawn’s Reich”

2 – “Black Swamp”

3 – “Ancient Warrior”(Black Sabbath Cover)

4 – “Astrophobos”

Destaques: A primeira música é excepcional. O EP todo vale a pena, honestamente, não há nenhum momento decepcionante ou razoável que seja. 

Related posts

Úlfúð – Of Existencial Distortion (2023)

Fábio Brayner

AEGRUS – The Carnal Temples (Adv. EP 2022)

Daniel Bitencourt

ABSENT IN BODY – “Plague God” (2022)

Daniel Bitencourt