CD/EP/LP

UNANIMATED – Victory in Blood – (2021)

UNANIMATED (Suécia)
“Victory in Blood” – CD 2021
Century Media – Importado
9/10

Poder ouvir um novo álbum dos suecos do UNANIMATED é realmente incrível. Lembro de ouvir nos anos 90 os seus primeiros trabalhos e realmente me tornar um grande fã da sonoridade da banda, que fugia realmente do que estava rolando na cena do death metal sueco, principalmente por causa do fenômeno “Left Hand Path”. “In the Forest of the Dreaming Dead” tinha uma sonoridade incrível e conseguiu cativar headbangers ao redor do mundo todo.

“Victory in Blood”, seu quarto e novo álbum, o primeiro desde “In the Light of Darkness” (2009), traz o UNANIMATED com um som que mantém as característica originais da banda e acrescenta algo mais contemporâneo. Mas felizmente não creio que tenha afetado negativamente o som deles, pelo contrário. O som continua brutal, mas com um uso intenso de melodias, que para quem conhece a banda há mais tempo, vai reconhecer o feeling deles em cada composição. Quando “Victory in Blood” começa a tocar você imediatamente reconhece o UNANIMATED.

Há alguma coisa que remete aos conterrâneos do Dissection e Necrophobic, principalmente porque há mais maldade nos riffs executados, um clima mais obscuro. Em se tratando de riffs, esse álbum se superou em relação aos trabalhos anteriores da banda. Ouça “Seven Mouths of Madness” e você vai entender essa afirmação. “As the Night Takes Us” tem um clima mais pesado e soa bem black metal dos primórdios. Mais cadenciada e com arranjos e vocalização excelentes. Para quem procura músicas mais viscerais aconselho a audição da “The Devil Rides Out”, “Scepter of Vengeance” (com uma base principal assassina) e “Divine Hunger”.

Todas essas possuem até partes mais “calmas”, mas as guitarras fazem seu trabalho criando momentos de ódio musical que se espalha pelo ambiente. Uma outra faixa que transpira o metal negro é “Demon Pact (Mysterium Tremendum)”, com partes épicas em meio a momentos de pura selvageria. “The Poetry of the Scared Earth” tem uma abordagem mais lenta e épica e é uma grande música para fechar esse álbum. A arte da capa deve ficar linda na versão em vinil. O UNANIMATED não decepcionou de forma alguma nesse novo trabalho.

Tracklist:

-Victory in Blood
-Seven Mouths of Madness
-As the Night Takes Us
-The Devil Rides Out
-With a Cold Embrace
-Demon Pact (Mysterium Tremendum)
-XIII
-Scepter Of Vengeance
-Chaos Ascends
-The Golden Dawn of Murder
-Divine Hunger
-The Poetry of the Scared Earth

Related posts

HAUNTER – Discarnate Ails (CD 2022)

Daniel Bitencourt

ETHEREAL SHROUD – Trisagion (2021)

Daniel Bitencourt

FLUISTERAARS – Gegrepen door de geest der zielsontluiking (CD 2021)

Daniel Bitencourt