CD/EP/LP

ANATOMIA / UNDERGANG – Split (CD 2022)

ANATOMIA (Japão) / UNDERGANG (Dinamarca)
“Anatomia Undergang Split” – Split CD 2022
Me Saco Un Ojo Records (Reino Unido) / Dark Descent Records (EUA) – Importado
9/10

Os selos “Me Saco Un Ojo Records” (GBR) e “Dark Descent Records” (EUA) presenteiam os fãs da podridão e da imundície extrema com este novo Split, que une os japoneses do ANATOMIA e os dinamarqueses do UNDERGANG, estes últimos talvez mais conhecidos pelo público brasileiro, com lançamentos nacionais recentes de sua discografia. O selo britânico lançará as versões em Vinil, enquanto o selo norte-americano disponibilizará os CDs.

 Curiosamente, esta não é a primeira vez que as duas bandas soltam esse tipo de material conjuntamente. Em 2017 já houve um Split similar, também sem título, e na época lançado apenas em Vinil e digitalmente.

 O ANATOMIA é oriundo de Tóquio/Japão, ativo há vinte anos e composto por uma dupla de maníacos por Death Doom Metal. O volume de lançamentos da banda impressiona, principalmente pelos numerosos Splits e Singles.

 O lado japonês do Split é integrado por apenas duas músicas, ambas marcantes. De início, a faixa “Total Darkness” é do tipo que faz total justiça ao título. São doze minutos de Death Doom de excelência, de peso excruciante, vocal podrão e andamento majoritariamente lento, flertando com o Funeral Doom, de atmosfera certeira e letal.

 Sua participação se encerra com “Bound to Death”, onde o duo explora segmentos mais velozes e bem sacados, que remetem muito mesmo ao AUTOPSY (EUA) e aos seus conterrâneos do COFFINS (JAP). Quando eles decidem desacelerar, como no final dessa aqui, a coisa fica séria. Conheço bem pouco da discografia deles, essas duas faixas me despertaram muito interesse. O ANATOMIA mostra-se extremamente hábil e diabolicamente certeiro na realização de sua proposta mórbida.

 O UNDERGANG ficou com o lado B do Split, com três faixas mais ou menos da mesma extensão (quatro minutos e pouco cada). Os dinamarqueses também incrementam o seu esmagador Death Metal old school com doses maciças de Doom, porém enfatizando menos as desacelerações.

 “I dit stiveste pus” abre o lado escandinavo com a guitarra pungente do líder da banda “David Torturdød”, também incumbido dos não menos doentios vocais. Peso absurdo, fluídos corpóreos repugnantes e cadáveres em decomposição, UNDERGANG sendo eles mesmos.

 “Helt til rotterne” oferece uma coleção irresistível de riffs tradicionais e algumas acelerações soberbas. “Taksidermi” encerra o play com uma introdução empolgante, e seu riff principal, dos mais carniceiros, conduz o som em ritmo médio numa amostra perfeita da sonoridade brutal e arrebatadora do UNDERGANG.  

 Memorável Split, reunindo duas formações monstruosas e em grande fase de suas carreiras. Tipo do material que não tem erro para admiradores de Death Doom Metal, especialmente de bandas como AUTOPSY (EUA), ASPHYX (HOL), HOODED MENACE (FIN), KRYPTS (FIN), CIANIDE (EUA), MORTIFERUM (EUA), COFFINS (JAP) e RIPPIKOULU (FIN).

 Tracklist abaixo, duração total de 29:42 minutos:

1 – “ANATOMIA – Total Darkness”

2 – “ANATOMIABound to Death”

3 – “UNDERGANG – I dit stiveste pus”

4 – “UNDERGANG – Helt til rotterne”

5 – “UNDERGANG – Taksidermi”

Related posts

ROTTING CHRIST – Thy Mighty Contract – Nacional 2020

Fábio Brayner

ASCENDED DEAD – Evenfall of the Apocalypse (CD 2023)

Fábio Brayner

EXODUS – Persona Non Grata (2021)

Fábio Brayner