CD/EP/LP

SIJJIN – Sumerian Promises (Adv. 2021)

SIJJIN (Alemanha/País Basco)
“Sumerian Promises” – CD 2021
Sepulchral Voice Records – Importado
10/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 12/11/2021

Antes mesmo do encerramento das atividades do monumental Necros Christos, o vocal/baixo Malte Gericke já havia começado a dar os primeiros passos na criação do SIJJIN e esses passos culminaram em uma das melhores demo tapes lançadas em 2019. Intitulada “Angel of the Eastern Gate”, essa demo apresentou uma banda que conseguia, de forma incrível, unir influências como as do próprio Necros Christos com o death metal maléfico dos primórdios do Morbid Angel. Essa mistura fez com que essa demo tape criasse uma enorme expectativa.


Agora, quase dois meses antes do lançamento oficial posso estar tendo o prazer de ouvir “Sumerian Promises”. O álbum só confirmou o que a demo tape “Angel…” havia deixado como promessa. O SIJJIN mais uma vez trouxe sua música para a janela e jogou na sua cara um death metal totalmente velha escola, com velocidade e uma qualidade de composição realmente impressionantes. Não estamos falando aqui de complexidade extrema, mas todas as faixas soam realmente como deveriam. As influências continuam gritando algo em cada momento do álbum, mas são essas influências que moldaram um trabalho tão bom quanto esse.

A faixa que abre o álbum é “Daemon Blessex”, um baita death metal direto e com grandes riffs. A atmosfera da sonoridade do Necros Christos está lá, mas com certeza a música NÃO é uma continuidade da obra deixada pelas suas antescendentes. Ouvir esse “Sumerian Promises” é voltar no tempo com uma sucessão de excelentes riffs e bases, além da linha de bateria, que contribui para a excelência dessa música. A mesma linha segue a próxima faixa “Dagger of a Thousando Deaths”, outra composição que se impõe. O clima dos momentos mais cadenciados é bem focado naquela construção que o Morbid Angel fazia no “Altar of Madness”, mas a música se desdobra em outros climas e cores. “Those Who Wait to Enter” é uma música que poderia bem estar em algum trabalho do próprio Necros Christos, só um pouquinho mais rápido.

A faixa título “Sumerian Promises” é chicote na ferida. Faixa rápida e com uma pegada nervosíssima. Uma música matadora. Para quem ouviu a demo de estréia, “Angel of the Eastern Gate” não é novidade. Um death metal que mostra muito bem um metal da morte com forte fedor dos anos 90, momentos mais cadenciados. A próxima é “Hunting the Lizard”, uma curta peça de violão, que prepara o terreno para “Unchain the Ghost”, uma das músicas novas e que talvez seja a melhor faixa do álbum. Riff carregado. A pegada da música tem algo do velho Death, ou seja, uma bateria em dois por um, uma vocalização certeira. Boa quebrada de ritmo no meio da música. O solo é genuinamente death metal.

O single de trabalho do álbum até o momento é “Darkness on Saqqara” – Saqqara é o nome romanizado de Sacara, a antiga necrópole da cidade de Mênfis, uma das inúmeras capitais que o Antigo Egito teve em sua história. O nome também se conecta a Socarís, deus da mitologia egípcia considerado protetor da necrópole, ao lado de Ptá e Nefertum – e uma música que mostra bem como o SIJJIN soa. É uma faixa bastante diversificada.

A próxima música é também um dos destaques desse trabalho. Rápida e mortal “White Mantras Bleed from Black Magic” mostra que o Necros Christos pode sim ser uma influência, mas para por aí. O trabalho de guitarra nessa composição é poderoso. Os riffs são fudidos. Soando mais cadenciada em alguns momentos e violentíssima em outros vem “Outer Chambers of Entity” e finalmente fechando o álbum temos “Condemned by Primal Contact” que honra de forma maligna o legado dos anjos mórbidos, incluindo aí também até mesmo elementos do thrash metal, que aliand-se a riffs matadores cria uma puta composição.

Não há dúvidas que esse é o debut álbum que a banda merecia e com certeza vai impressionar à maioria dos death metal maníacos. E mais certo ainda é saber que um vinil e CD irão vir para a minha humilde coleção.

https://www.facebook.com/Sijjin-102605617799602

https://sijjin.bandcamp.com

http://www.sepulchralvoice.de

https://www.facebook.com/SepulchralVoiceRecords

Related posts

BIAŁIWILK – Próżnia (2021)

Daniel Bitencourt

HATS BARN – Y.A.HW.E.H (Adv. CD 2022)

Daniel Bitencourt

TORTURE TOMB – Killing to See How it Feels (2021)

Fábio Brayner