CD/EP/LP

RITUAL NECROMANCY / FOSSILIZATION – Split (2022)

RITUAL NECROMANCY (USA)/FOSSILIZATION (Brasil)
Split – CD 2022
Everlasting Spew Records – Importado
10/10

O selo italiano Everlasting Spew Records vem destacando-se cada vez mais e tornando-se um verdadeiro especialista em descobrir e revelar ao mundo bandas fantásticas, oriundas dos mais diversos países, e cujos álbuns são verdadeiras abominações sonoras (no bom sentido, claro). Basta observar o catálogo devastador do mesmo e constatar, nele estão as italianas e excelentes: ASSUMPTION, FERUM e BURIAL; a francesa, ATAVISMA; a americana, VOID ROT e a finlandesa (também surreal), CONVOCATION. Isso, sem citar as inúmeras representantes do Metal Da Morte, como o DEVOID OF THOUGHT, BENOTHING, DISEMBODIMENT e a recém-chegada FATHER BEFOULED, que em março lançará o seu quinto álbum de estúdio, “Crowned In Veneficum” (resenha em breve).

Dentro desse substancial catálogo estão os brasileiros da FOSSILIZATION, projeto criado em 2020 por dois membros da suprema JUPITERIAN; “V” e “P” — o primeiro responsável pelas guitarras, baixo e vocais, e o segundo pela bateria. Em 2021 eles lançaram o perfeito e muitíssimo elogiado EP “He Whose Name Was Long Forgotten”, cuja distribuição ficou a cargo da supracitada Everlasting Spew Records (digital e CD); da americana Transylvanian Tapes (digital, cassete e vinil); da brasileira Nihil Productions (CD) e da dinamarquesa Desiccated Productions (cassete).

No próximo dia 25 será lançada outra ode à morte, dessa vez, um split que une a já citada FOSSILIZATION aos norte-americanos da RITUAL NECROMANCY — banda fundada em 2008 e que já conta com uma demo lançada em 2010, um EP “Void Manifest” de 2014 e dois registros completos: “Oath Of The Abyss” (2011) e “Disinterred Horror” (2018). O split, que porta 03 composições, teve sua capa desenvolvida por Chris Kiesling (Misanthropic-Art). Suas artes podem ser conferidas nos trabalhos de entidades como o UADA, ASPHYX, SOL SISTERE, NEKROVAULT, MORTUARY DRAPE e numa infinidade de outros lançamentos.

A RITUAL NECROMANCY é a responsável pelos ritos iniciais — “Enter The Depths” (nome mais apropriado impossível), é uma descida tortuosa aos recônditos mais profundos do inferno. São pouco mais de 15 minutos de um Death Metal primitivo e letal, que ora prima por tempos médios e avanços monolíticos e noutras por doses nada homeopáticas da mais pura bestialidade. O trabalho dos guitarristas é assustador, assim como também é, o desempenho do baterista “K.S”, seja nos momentos de ultravelocidade  ou nos intervalos onde a cadência impera. Os vocais do também baixista “J.F” são perfeitamente casados à atmosfera doentia da faixa. Sem dúvida alguma, um verdadeiro épico do Metal Da Morte, aliás, um grotesco épico como há muito eu não ouvia.

A FOSSILIZATION dividiu sua porcentagem do split em duas faixas: “Exalted In The Altar Of Insignificance” e “With Blood And Feathers”. Ambas ultrapassando os 06 minutos de duração. A primeira inicia-se de forma lenta e poderosa, esbanjando peso e vigor em seus primeiros segundos, mas não se engane, tal morosidade logo é substituída por ataques consecutivos da mais imaculada agressão sonora. Nos exatos 03 minutos a composição regressa a morosidade perigosa de seu início, não menos agressiva e ainda altamente enegrecida. Rumando ao fim, mas mantendo a cadência como regra. Simplesmente monumental!

A segunda e última faixa exibe muito daquela média velocidade tão bem definida e explorada por baluartes como INCANTATION, BOLT THROWER e FATHER BEFOULED. Riffs matadores, guturais fantásticos e climatizações repulsivas. A produção de ambas as faixas é espetacular, tendo devidamente realçado a impetuosidade das mesmas e destacando a qualidade técnica e criativa dos músicos. Sejamos francos… Tanto o Death Metal quanto o Death/Doom Metal (em sua forma primal), jamais combinaram com produções limpas e aromatizadas, o mínimo que se pode esperar de vertentes que tem a Morte como primeiro nome é podridão, vermes e decadência. E sim, a FOSSILIZATION precisa lançar um álbum devidamente cheio.

2022 mal começou e já temos vários lançamentos assombrosos e de indiscutível qualidade guiando-se às listas de melhores trabalhos do ano, esse split, com toda certeza já está entre eles e olha que ele será lançado apenas próximo ao fim do mês; o The Old Coffin Spirit Zine recebeu o material para análise com antecedência. Agradecimentos a Everlasting Spew Records  pela confiança e credibilidade. Ambas as bandas se destacam, as 03 faixas são inegavelmente absurdas — composição, gravação, produção, enfim… Absolutamente tudo! Que a RITUAL NECROMANCY  lance quanto antes o seu terceiro artefato e que a FOSSILIZATION conceba logo sua estreia, devidamente cheia e com toda a inspiração e virtudes que eles possuem com sobras.

Links:

Ritual Necromancy:

Facebook: https://www.facebook.com/ritualnecromancy/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0rhrsITqw07r2a12a6Guwv

Fossilization:

Facebook: https://www.facebook.com/fossilization/

Instagram: https://www.instagram.com/fossilizationprocess/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/3FDmCPVi3TyAPCmKS3jcdB

Everlasting Spew Records:

Bandcamp: https://everlastingspewrecords.bandcamp.com

Facebook: https://www.facebook.com/everlastingspew/

Instagram: https://www.instagram.com/everlastingspew/

Related posts

MALEDICTION 666 – We, Demons (2019)

Walter Bacckus

DRACONIAN – Arcane Rain Fell (Reissue 2020)

Fábio Brayner

SLAUGHTER MESSIAH – “Curse to the Pyre” (2020)

Fábio Brayner