CD/EP/LP

PACTUM – Nigredo (EP 2020)

PACTUM (Brasil)
“Nigredo” – EP 2020
Drakkar Productions Brasil – Nacional
8/10

O PACTUM é uma banda do Sul do país que foi formada em 1995 e que lançou seu primeiro álbum em 2001. Mais dois trabalhos se seguiram, tendo o último sido lançado em 2007. Apenas agora em 2020 a banda chega a um novo material completo de estúdio (não contando um split em 2015 e um single há dois anos atrás). “Nigredo” é um EP que, de certa maneira serve para apresentar a banda e sua música aos dias atuais. São duas novas músicas “Apotheosis of Evil” e “…of Eternal Chasms” e um cover da música “The Trial”, do Dead Can Dance.

A primeira traz um black metal bastante trabalhado, focado em partes mais contidas, ainda que existam momentos de maior velocidade. As influências são mais focadas no black metal europeu nas partes mais rápidas e tem uma pegada bem brasileira nas partes mais lentas, de uma época em que o cenário tinha inúmeras bandas de black metal com influências doom. É uma boa música, mas não me empolgou tanto quanto a direta e fria “…of Eternal Chasms”. O black metal noventista se faz presente em cada riff e arranjo e é uma composição totalmente direta. Apenas a produção está um pouco abafada nessa faixa, o que tira a definição do que é tocado. Talvez o fato de ter sido gravado há sete anos atrás explique a diferença no som entre as duas músicas da banda.

O cover de “The Trial” realmente ficou muito interessante, já que mostra a banda colocando seu toque pessoal a uma composição que originalmente não tem nenhuma conexão com o black metal. A música ganhou uma versão bem obscura e suja. Resultado final muito interessante mesmo. Como bônus, o EP traz a demo tape ensaio “Ad Majorem Luciferi Gloriam”, de 1999. Essa mistura de duas fases tão distantes temporalmente é uma boa forma de entender a evolução que o som do PACTUM sofreu com o passar dos anos. Ao mesmo tempo que se percebe a manutenção de uma linha musical coerente com o passado da banda, também é possível ver como essa música ganhou maturidade e qualidade.

Ainda que não fosse um material ruim, essa demo mostra uma certa ingenuidade musical que foi sendo perdida com o tempo. O que não me agradou foi o vocal, muito repetitivo em toda a demo tape. Definitivamente o PACTUM em 2020 tem muito mais a oferecer do que aquela jovem banda de 11 anos atrás. De qualquer forma “Nigredo” é um registro que mostra a história de uma banda que sempre trabalhou muito dentro da cena nacional e que continua em sua luta e isso já é algo que conta muito a favor de qualquer banda.

Related posts

SVRM – Червів майбутня здобич (2022)

Daniel Bitencourt

MALUM – Devil´s Creation (CD 2021)

Daniel Bitencourt

MESLAMTAEA – Weemoedsklanken (Adv. 2022)

Fábio Brayner