CD/EP/LP

INSANE DEVOTION – Tormento (2022)

INSANE DEVOTION (Brasil)
“Tormento” – Lançado 14/03/2022
Mindscrape Music (Brasil) – Nacional
8,50/10

Os veteranos do INSANE DEVOTION ressurgem dos abismos mais sombrios de Curitiba/PR, após um hiato de quase sete anos, trazendo consigo seu terceiro álbum de estúdio. A banda, capitaneada pelo fundador e tecladista “Fernando Nahtaivel” (GREAT VAST FOREST, ETERNAL SORROW, NAHTAIVEL), acaba de lançar o imponente “Tormento” via “Mindscrape Music”.

 A gravadora, também curitibana, não é estranha ao público brasileiro, acostumado ao cuidado e nível elevado de qualidade dos seus lançamentos. Com “Tormento” não foi diferente. Os CDs foram disponibilizados em Slipcase envernizado, acompanhados de pôster em quantidade limitada.

 A sonoridade da banda costuma ser descrita como Black Metal Sinfônico. Eu diria que é bem mais que isso, eles produzem um Black Death com elementos Sinfônicos, Doom e até industrial, e essa versatilidade deve-se, em boa proporção, à criatividade e talento do “Nathaivel”, responsável pelos teclados e programação da bateria eletrônica. Aliás, a bateria eletrônica não é perfeita, mas não prejudica a obra.

Guitarra e Baixo ficaram a cargo de “Mauricio Laube” (SCORNER), que também colabora com os vocais e com a programação da bateria eletrônica.

 As letras, em português, foram compostas por “Hernan Oliveira” (ETHEL HUNTER, ANMOD) e refletem asperamente sobre os horrores da existência humana, sob seus mais diversos aspectos.

 Os trinta e três minutos do álbum dividem-se entre apenas cinco faixas, que fluem extremamente bem e soam bastante distintas entre si, entregando ao ouvinte um disco sólido e composto com ótimas alternativas.

 A ótima “Tormentas Passadas” abre o trampo com ferocidade, carregada por riffs sanguinários. O Black/Death empolgante é envolto por teclados minuciosamente agregados, que produzem uma atmosfera densa e suntuosa. O segmento Doom, bem arrastado, que se apropria da música e a divide é superpesado, e orientado por teclados de inclinação Industrial.

 “A Arte Que Me Vinga” também inicia direta e odiosa, aniquilando tudo em seu redor com a potência de um tornado de grande proporção. As guitarras nessa faixa ficaram excepcionais. Legal demais a forma como a seção cadenciada se encaixou, e ainda mais a retomada das partes extremas. Minha preferida do álbum.

 “Falso Despertar” marcha primariamente em ritmo médio, com muito peso. Mais ou menos em sua metade, é tomada pelos teclados, que criam um som que une Ambient, Dungeon Synth, Industrial e até New Age. Vertiginosa, totalmente insana e caótica.

 “Tempo Sem Fim” tem as guitarras e teclados duelando na devastadora abertura, a faixa só renuncia ao extremismo absoluto em sua reta final, conduzida pelos teclados.

 “Sombra Eterna” encerra os trabalhos se consolidando vagarosamente como uma peça Funeral Doom, intimidadora e hostil, ganhando variações e um crescendo hipnótico, que a tornam majestosa ao longo dos seus quase dez minutos.

 Um excelente álbum do INSANE DEVOTION, ricamente construído e executado. Só posso concluir que seria ainda mais letal com uma bateria orgânica, sob comando de um especialista com o mesmo sangue nos olhos dos atuais membros.

 Recomendo muito aos fãs das primeiras obras do DIMMU BORGIR (NOR) e de COVENANT (NOR), além de VESANIA (POL), NAZXUL (AUS), OBTAINED ENSLAVEMENT (NOR), DIABOLICAL MASQUERADE (SUE), OPERA IX (ITA), LIMBONIC ART (NOR). As partes velozes e extremas agradarão aos fãs de BEHEMOTH (POL) e NECROPHOBIC (SUE).

 Tracklist abaixo, duração total de 33:39 minutos:

1 – “Tormentas Passadas”

2 – “A Arte Que Me Vinga”

3 – “Falso Despertar”

4 – “Tempo Sem Fim”

5 – “Sombra Eterna”

Related posts

ROTTEN SOUND – Apocalypse (CD 2023)

Fábio Brayner

WAMPYRINACHT – Night of the Desecration (CD 2022)

Daniel Bitencourt

BARÚS – Fanges (EP 2021)

Daniel Bitencourt