O GRAND BELIAL´S KEY é considerado um dos nomes mais polêmicos da cena black metal norte-americana, mas sempre contou com um grande respeito dentro dessa cena por causa da qualidade de sua música. Polêmicas a parte, o GBK lançou talvez, um dos discos mais importantes do estilo naquele país, pois sempre primou por uma sonoridade extremamente original e na mistura entre a rispidez do black metal a a pegada mais melódica do heavy metal, a banda criou uma sonoridade muito própria.
Uma mistura muito própria do black metal e do heavy metal, que criou pérolas como “Shemhamforash”, “Sumerian Fairytale” e talvez a melhor música já criada pela banda, “The Seventh Enochian Key”. Do ponto de vista criativo, o GBK criou aqui um álbum realmente diferenciado em termos musicais.
A primeira vez que ouvi a banda ainda foi em uma qualidade bem ruim na demo tape “Shemhamforash”, mas já era possível perceber o clima nas músicas. Essa versão nacional vem oferecer a todos aqueles que apreciam a banda a oportunidade de ter um álbum de qualidade inegável em suas coleções. A versão nacional é muito bem feita, com um slipcase muito bem feito. Mas o álbum em si é o grande destaque. A sonoridade que o GBK criou em “Mocking the Philanthropist” é realmente incrível e até hoje é cultuada dentro da cena black metal internacional.