CD/EP/LP

FUNERAL TEARS – The Only Way Out (Reissue 2019)

FUNERAL TEARS (Rússia)
“The Only Way Out” – CD reissue 2019
Cold Art Industry / Worship Music – Nacional
9,5/10

A gravadora COLD ART INDUSTRY lançou em fins do ano passado essa preciosidade musical que é o último álbum da banda russa FUNERAL TEARS. Lançado em 2018 “The Only Way Out” segue à risca a cartilha de como um grande álbum de doom metal deve soar.

O funeral doom metal da banda soa em muitos momentos quase death metal, dentro daquilo que nós costumávamos chamar de death/doom. A diferença aqui é que a agressão dá lugar à melancolia e esse sentimento rege cada minuto desse álbum. “Be Human” abre o álbum e é realmente o retrato da desilusão e de emoções que afloram. O vocal, ainda que gutural, quase que “sussurra” dando à interpretação ainda mais dramaticidade.

“Look in the Mirror” é uma das minhas favoritas. O peso dessa música é descomunal e o seu início lembra bastante os primeiros trabalhos do My Dying Bride. O feeling desse álbum é realmente espetacular como na belíssima “Become the God”. A faixa título é uma das músicas mais emocionais desse álbum. Incrível o que esse cara consegue criar. A simplicidade se impõe, mas o resultado final é de perfeição. Acredito que é exatamente nesse ponto que os grandes álbuns do estilo se baseiam. O sentimento tem que se sobrepor à técnica, à estruturas complexas. A arte é aproximada em sua forma mais pura. É conseguir mexer com as pessoas através da emoção. E esse álbum faz isso. Não há debate em torno disso.

Essa versão nacional é de extremo bom gosto. A versão que tenho em mãos é em digipack e todo o acabamento artístico só corrobora para a qualidade final desse lançamento. Se você aprecia um verdadeiro funeral doom metal feito com peso, morbidez e melodia “The Only Way Out” deve estar na sua playlist.

Related posts

DECAPITATED – The First Damned (2021)

Daniel Bitencourt

HOODED MENACE – Ossuarium Silhouettes Unhallowed (Reissue CD 2021)

Daniel Bitencourt

CAVALERA CONSPIRACY – Schizophrenia (CD 2024)

Fábio Brayner