Shows

EMPEROR – Live Audio Club – Sâo Paulo/SP – Brasil (20/05/2022)

EMPEROR (Noruega)
Data: 20/05/2022
Local: Audio Club – São Paulo/SP
Banda de abertura: LOCKDOWN (SP)

A pandemia do covid-19 deixou um rastro de destruição mundo afora, como números de mortes na casa dos milhões, famílias destrúidas e um prejuízo financeiro que é incalculável. No campo da cultura isso foi ainda mais devastador, com shows e festivais cancelados em todo o planeta. Isso fez com que milhares de eventos fossem postergados e entre eles estava a tão aguardada apresentação da banda norueguesa de black metal EMPEROR. Após dois anos sendo adiado por causa da pandemia, finalmente tudo se encaminhou em direção à realização de um show que estava causando muita ansiedade a muitos que acompanham a cena black metal norueguesa desde a sua explosão nos primeiros anos da década de 90.

Ainda com o pé atrás, eu mesmo só decidi ir bem próximo ao evento e posso afirmar sem nenhuma dúvida que foi a melhor decisão que pude tomar, pois esse evento entrou no rol das melhores apresentações que já pude presenciar de uma banda do metal negro. A casa escolhida foi o Audio, uma casa de shows de médio porte que realmente me surpreendeu pela sua qualidade e organização. Era possível ver o show de todos os pontos da casa sem grandes problemas. Um local que serviu como uma luva para receber esse evento. A tarefa de abrir esse evento ficou a cargo do projeto paulista LOCKDOWN, composto por membros do Korzus e Ratos de Porão. Sinceramente não posso falar do show já que cheguei na casa ao final do show. Soube por amigos que a banda fez uma homenagem à minha antiga banda, o AS THE SHADOWS FALL, pelo qual deixo aqui meus mais sinceros agradecimentos. Ficamos muito honrados com essa dedicatória (Valeu demais Antônio Araújo).

Foto por Camilo Resende

Mas a noite era do EMPEROR e que noite foi essa. Não foi o melhor show que vi na vida, mas entrou facilmente no top 10. O feeling com o qual a banda executou um grande número de clássicos da sua carreira foi algo de deixar qualquer hellbangers de queixo caído. Mr. Ihsahn e Cia entregam um show quase perfeito. O quase ficou por conta do som. No início do show tudo soava meio embolado, com o teclado muito alto, mas isso foi sendo corrigido com o passar dos minutos, até que tudo estava sendo executado com imensa clareza. Para quem cresceu ouvindo bandas como o EMPEROR, que teve a chance de pegar o CD importado do primeiro álbum logo depois de ser lançado e acompanhou toda a carreira do grupo, ver aquelas músicas ao vivo foi realmente um grande momento.

O público, que compareceu em peso e de vários lugares do país, cantou em plenos pulmões durante todo o show, mas a agitação ficou ofuscada pela própria banda. Eu mesmo fiquei o tempo todo prestando atenção ao grupo. A maestria da execução era realmente impressionante. A música de abertura foi “In the Worldless Chamber”, que foi bem prejudicada pelo som ainda embolado. “Thus Speak the Nightspirit” foi a primeira faixa que incendiou o Audio Club e foi acompanhada por todos em vários momentos. Isso ao vivo soou como uma faca cortando a carne. Um grande acerto da banda foi inserir diversos clássicos e intercalar com músicas mais herméticas de seus últimos álbuns de estúdio. Faixas como “The Loss and Curse of Reverence”, “With Strength I Burn”, “Curse You All Men!”, “I am the Black Wizards”, e uma trinca assassina com “Inno A Satanna”, “Ye Entranceperium” e “Cosmic Keys to My Creations & Times” fizeram cada centavo gasto valer em sua totalidade. Quem esteve presente pode afirmar que o clima criado foi intenso. O EMPEROR executou o seu primeiro e talvez único show em solo brasileiro, mas deixou marcas nítidas em um público que saiu extasiado com uma apresentação triunfal. Que o Brasil possa receber mais shows desse nível em qualidade. O EMPEROR definitivamente foi um grande evento que ficará na cabeça de todos os presentes. E um parabéns à produção por entregar esse show com tanto profissionalismo mesmo depois de tantos problemas causados pelos adiamentos.

O setlist apresentado nesse evento foi:

In the Wordless Chamber
Thus Spake the Nightspirit
Ensorcelled by Khaos
The Loss and Curse of Reverence
The Acclamation of Bonds
With Strength I Burn
Curse You All Men!
Towards the Pantheon
The Majesty of the Nightsky
I Am The Black Wizards
Inno A Satana
Alsvartr (The Oath)
Ye Entrancemperium
Cosmic Keys to My Creations & Times

Foto por Camillo Resende

Assista abaixo alguns vídeos compilados do Youtube que foram filmados pelo próprio público:

Related posts

ANCIENT RITES – Ao vivo no Necropole Hall – São Caetano/SP – 15/10/2023

Fábio Brayner

FOSSILIZATION, VOID IT, DISRUPTING e OATH OF PERSISTENCE – Ao vivo em Porto Belo/SC – 05/08/23

Fábio Brayner

PODRIDÃO / ZEUGMAN / BEYOND THE GRAVE – Bunker 663 – Balneário Camboriú/SC – 14/07/2023

Walter Bacckus