DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 10/12/2021
O cenário francês tem sido uma grata surpresa nos últimos anos. O metal extremo por lá tem dado à luz a diversos nomes realmente viscerais tanto no black metal quanto no death metal. E é nesse último estilo que o quarteto de Rennes, CADAVERIC FUMES, se encaixa.
Logo de cara a banda já me surpreendeu com a sua música porque eles abertamente fogem de alguns clichês que a cena tem. Não soa como a Suécia, não soa como Incantation e muito menos baixa a afinação para soar mais maléfico como várias bandas atuais tem feito. Não que essas bandas não sejam boas, mais quando a receita passa a ser utilizada o tempo todo o estilo tende a criar hordas de clones.
Mas não se preocupem pois “Echoing Chambers of Soul” é um álbum que busca um caminho próprio e sinceramente soa absolutamente poderoso. Não poderia deixar de perceber como o som do CADAVERIC FUMES bebeu da própria cena death metal francesa em seus primórdios e isso dá muita personalidade a esse grupo. Apesar do grupo ter sido formado em 2011, apenas agora a banda chega ao seu primeiro álbum oficial e posso afirmar que a espera valeu à pena.
O álbum começa com a faixa instrumental “Exordium”, que mostra logo ao ouvinte uma banda versátil e tecnicamente interessante, sem falar na própria atmosfera da música que pavimenta o caminho para o clima e o riff matador de “The Stirring Unknown”, primeira faixa propriamente dita do álbum. Além de ser uma faixa bem variada, a banda cria passagens realmente espetaculares entre as partes da composição.
“A Desolate Breed” vem na sequência e se inicia com alguns arranjos bem interessantes, que se unem a um grande peso e uma pegada que soa como um death doom metal, mas vai além, pois definitivamente o trabalho das guitarras soa quase progressivo em arranjos e climas criados, oferecendo um contraste interessante à sonoridade do death metal que serve como base para tudo isso. “Waters of Absu” é quase como uma intro, uma viagem de dois minutos por outras dimensões. De certa forma essa viagem não se encerra com o início de “The Engulfed Sepulcher”, simplesmente a melhor música desse já excelente álbum. Partes rapidíssimas, bases mais cadenciadas e uma atmosfera densa envolvem o ouvinte.
“In Cold Astral Sleep” tem momentos que soa como o mais puro e tradicional doom metal, mas há mais maldade envolvidade nesse negócio. O feeling é profundo. A última faixa é puro metal da morte sendo vomitado pelos auto falantes. “Voidgazers” é a faixa mais longa do álbum e faz uso do peso e da cadência para soar ainda mais ameaçadora. A banda em seu press release desse material fala sobre o esforço e trabalho duro na criação desse seu primeiro álbum. Eu tenho certeza que cada gota de suor aqui contou, pois o CADAVERIC FUMES alcançou o seu objetivo. “Echoing Chambers of Soul” é um álbum incrível e a parte visual do álbum não poderia ser inferior a isso e o trabalho utilizado e assinado por Adam Burke (Nightjar art of Adam Burke) é sensacional.
Selos brasileiros: não percam a chance de lançar isso em nosso país…
Tracklist:
1.Exordium
2.The Stirring Unknown
3.A Desolate Breed
4.Waters of Absu
5.The Engulfed Sepulcher
6.In Cold Astral Sleep
7.Voidgazers