CD/EP/LP

BURN THE MANKIND – Chaos Matter (EP 2020)

BURN THE MANKIND (Brasil)
“Chaos Matter” – EP 2020
Emanzipation Productions – Importado
9/10

Recentemente foi anunciado o relançamento do primeiro álbum do NEPHASTH e é exatamente das cinzas dessa banda que surgiu o BURN THE MANKIND, que lançou esse EP “Chaos Matter” pela gravadora Emanzipation Productions e continua a oferecer o mais puro brutal death metal da escola brasileira. A banda conta com veteranos da cena extrema e isso faz toda a diferença no quesito musicalidade.

Apesar do press-release citar o Krisiun e o Rebaelliun como influências, consegui perceber pouca influência realmente das duas bandas, já que o BURN THE MANKIND traz um death metal que, apesar da brutalidade presente, também tem um grande peso, partes mais cadenciadas e marcadas e um toque de um som mais moderno nas músicas. “The Red Rise”, faixa que abre o material é exatamente isso. Brutal, mas muito mais pesada do que apenas rápida. “Sulfur” mantém essa pegada e tem alguns riffs matadores.

Uma das melhores faixas é a selvagem “Sudden Inversion”, música matadora onde essa união de velocidade e peso é perfeita. Os solos são um destaque. Outra grande faixa é “Weigh Like Lead” que explora outras paragens e acerta totalmente nessa tentativa. Atmosfera claustrofóbica e um grande peso. O Morbid Angel na fase “Blessed are the Sick” me parece ser um bom ponto de referência nessa composição, assim como uma pegada que se aproxima de um death/doom.

As outras três faixas são gravações ao vivo para “Lies”, “Sudden Inversion” e “Everyone is Blind”, que mostram o poder de fogo que a banda tem nos palcos. A qualidade dessas gravações também são boas. Enfim, “Chaos Matter” é um material realmente muito bom e deixa o ouvinte querendo ouvir mais músicas o que espero que aconteça em breve.

Related posts

CENOZOA – “Poems From The Sea” (2022)

Fabio Miloch

CHAOTIAN –  Effigies of Obsolescence (CD 2022)

Daniel Bitencourt

CEREBRAL ROT – Excretion of Mortality (Adv. 2021)

Fábio Brayner