Shows

Black Flag Underground Resistence Fest/ Wox – Pomerode/SC – 13/03/2022

Black flag Underground Resistence fest/ Wox Pomerode,SC.

Goatpenis, Umblut, Posthumous, Symphony Draconis Pain Of Soul, Ar Da Desgraça.

Nesse ano o verão em Santa Catarina foi um dos mais quentes dos últimos anos. Porém, sábado dia  13 de Março, amanheceu com uma leve garoa na região litorânea e no grande vale europeu catarinense. Perfeito para pegar a estrada e curtir a segunda edição do Black Flag Fest. As expectativas eram grandes, já que faziam 25 meses que estava sem ir à um grande evento metálico. Na primeira edição, em 2019, o fest já foi perfeito e então, já sabíamos que encontraríamos um padrão de qualidade. O cast já chamava atenção com várias bandas matadoras. Vieram excursões de vários lugares de Santa Catarina e também do Rio Grande Do Sul e Curitiba. E o público não decepcionou. Aliás, vale ressaltar aqui “vi alguns garotos de 17/18 anos” presenciando o evento e curtindo todas as bandas.

O Underground precisa do apoio dessa nova geração, até porque o público está envelhecendo. E os velhos Metalheads respeitaram os novos e futuros Metalheads, e isso é importantíssimo. O evento começou cedo e a primeira banda a subir no palco e abrir o evento foi a  Goatpenis. Todos estavam ansiosos para ver a primeira apresentação dos catarinenses sem a presença do seu mentor e fundador Evandro Sabaoth (vocal & baixo) que, infelizmente, nos deixou prematuramente em 2021. E foi um show violento. Mas mudou um pouco a sonoridade ao vivo. O som estava mais na linha death metal e sem aquela atmosfera caótica, insana e brutal que sempre esteve no DNA da banda. Aquele Black War Grind  e com vocais aterrorizantes e cheios de efeitos.  Começou com uma intro e  o chamado para guerra e a destruição. Necro Abhorrance  segurou legal o show tocando guitarras e berrando o poder do metal negro.

O trio infernal  do caos e da guerra executaram 15 petardos e deixaram o palco sob aplausos; os Metalheads gostaram e apoiaram essa nova fase da banda. A segunda banda da noite foi a Imblut formada por “veteranos da cena catarinense.” Power trio formado por músicos que passaram por bandas do nível de Rithual, Rhestus e Goatpenis. Banda criada no ano pandêmico  e que contava com o lendário Sabaoth  em sua formação. Essa foi a sua primeira apresentação e nesta noite estavam lançando oficialmente seu Debut – Cd “Mummifing Moments.”  Emerson (V/B), Tiago (G) e o insano Marcão Thrash na bateria executam as 7 faixas do CD na íntegra e seu Thrash/Death Metal fez os Metalheads baterem cabeça feito loucos e rodas foram feitas deixando todos ensandecidos. Deixaram o palco ovacionados. Agora era vez dos Blackmetallers do sul do estado, e quem já viu um show da Posthumous já sabe que será um show matador; com muita técnica, brutalidade e melodia. Seu Black Metal com um instrumental trabalhado e passagens de Heavy Metal tradicional, Thrash Metal, Death Metal  e letras profanas. Não deixa pedra sobre pedra. Com certeza, e com respeito às outras bandas da noite, mas  os guerreiros da suprema arte negra de Criciúma (SC) fizeram um dos melhores shows da noite e olha que só tinha shows matadores.

Divulgando o CD “Unholy Ceremony” lançado em 2021 e que ficou entre os melhores lançamentos do ano passado, eles começaram com a “intro Still Bleeding” do último lançamento e tocaram músicas desse trabalho como : Unholy Necrometal Artilery, 666 Ways To Hell e a clássica “Fuckchrist” do Debut “My Eyes, They  Bleed”(1999) e souberam mesclar o set list com músicas dos primeiros trabalhos e do último lançamento. A banda ao vivo está afiadíssima. Essa formação está junto desde o seu retorno em 2017. Foram executadas 10 poderosas faixas e o público apoiou o set da banda do início ao fim e fecharam com outro clássico “Crucified Carcas”. Show matador!

A quarta banda a subir no palco foi a blumenauense Pain Of Soul com seu Gothic/death/ Doom Metal, com passagens mais lentas e sorumbáticas.

Banda formada em 2000, têm três demo tapes já lançadas e dois Full Length “The Cold Lament” (2011) e “The Rustle Of The Leaves” de 2014, e uma tour na Europa em 2009, junto com a Sodamned, também de Blumenau. A banda subiu no palco apresentando músicas novas que em breve estará saindo em um novo Full Lenght e apresentaram seus novos integrantes: Aline Bonates no baixo e Eduardo Fullner na bateria. O set foi poderoso com as músicas: Climbing, Pharaoh’s Funeral e Melancholic Days. O público estava hipnotizado pela doce voz da vocalista Dani e os vocais guturais de Joel, as passagens pesadas e momentos de calmaria. Guitarras pesadas e bateria destruidora. E ainda tocaram : Beam Of Light, Serenith e Past Winters das músicas novas. Para fechar, The Rustle Of The Leaves (2013) e Dark Lord do Debut CD (2011).

Apesar do Doom Metal não ter um reconhecimento dentro do Underground brasileiro o público curtiu e apoiou muita a banda. Infelizmente, eu saí para tomar uma cerveja e trocar uma ideia com amigos e amigas e acabei perdendo o show dos gaúchos da Symphonys Draconis. Então o palco foi tomando por um clima negro e desgraçado. Era a vez dos catarinenses do Ar Da Desgraça subir no palco e fazer mais um show simplesmente matador ! Abriram o seu set com Rainha do Sono Eterno, Ruína e Decadência, Senhor Da Praga e Veneno De Si. Que  show foda !  Ar Da  Desgraça executa um fudido e poderoso Black Metal com aquele velho sentimento antigo. Ou seja : guitarras gélidas, vocais aterrorizantes e uma mescla entre velocidade e passagens mais cadenciadas. O público agitou muito. Todos os músicos executam suas partes muito bem, mas o baterista Necrolupus, tá tocando muito. O cara tem uma técnica e precisão absurda. E a sinfonia da desgraça tocou mais três petardos: Para Que Não Morra Em Vão, A Melodia Da Minha Morte e Ar Da Desgraça. Não tem o que falar : simplesmente um set poderoso ! 

Chegamos ao fim de mais um grande evento organizado pelo Staff da Black Flag Resistence Underground. Tudo muito bem organizado. Horário,  local, aparelhagem de som e iluminação perfeita. Ótimas bandas no cast. Pessoal da Staff muitos atenciosos e educados. Cleber Nascimento & companhia estão de parabéns! Uma noite de sinfonias negras, ótimos shows e nada melhor que encontrar amigos & amigas  depois de um longo período enclausurados. Já esperamos o próximo !!!

Fotos por Walter Backus

Related posts

EXCITER / BAT – Live Toinha Brasil Show – Brasília/DF (05/04/2024)

Fábio Brayner

ACCEPT – Live at Toinha Brasil Show – Brasília/DF (17/05/24)

Fábio Brayner

ANCIENT RITES – Ao vivo no Necropole Hall – São Caetano/SP – 15/10/2023

Fábio Brayner