CD/EP/LP

ATRAMENTUS – Stygia (2020)

ATRAMENTUS (Canadá)
“Stygia” – CD 2020
20 Buck Spin Records – Importado
9/10

Em meio a tantos termos criados para descrever música pesada nos dias de hoje eu ainda prefiro me preder a velhas convenções de uma época de mais simplicidade. O ATRAMENTUS é uma entidade oriunda do Canadá e que é descrita como sendo extreme funeral doom com toques de dark ambient, mas sinceramente isso aqui é doom metal na mais pura concepção da palavra.

A qualidade aqui apresentada e a própria profundidade da música tem razão de ser já que o grupo conta com membros de bandas como Chthe’ilist, Funebrarum, Gevurah, entre outras.

Esse definitivamente não é um estilo que acompanho a ponto de conhecer profundamente bandas e nuâncias então minhas referências acabam sendo nomes mais antigos, mas mesmo diante disso é totalmente factível e possível entender se estou ou não diante de algo digno de nota e o ATRAMENTUS é uma banda que me chamou muito a atenção. Talvez a última vez que ouvi uma banda soando tão lenta e para baixo dessa forma foi quando ouvi o velho Winter e os finlandeses do Unholy seus trabalhos iniciais, mas aqui há o adicional de uma melodia envolvente que se une a uma interpretação musical totalmente opressiva, mas belíssima.

É muito denso, mas vai além disso. “Stygian I: From Tumultuous Heavens… (Descended Forth The Ceaseless Darkness)” tem todos esses elementos. O trabalho vocal aqui é IMPRESSIONANTE. O fôlego que esse cara tem é além da imaginação. A segunda música, “Stygian II: In Ageless Slumber (As I Dream In The Doleful Embrace Of The Howling Black Winds)” (das três que compõe esse lançamento) é como uma trilha sonora, obscura e prepara o ouvinte para a melhor faixa, totalmente densa e negativa “Stygian III: Perennial Voyage (Across The Perpetual Planes Of Crying Frost & Steel-Eroding Blizzards)”, que leva o vocal para outras dimensões, baixando o tom e criando um clima tétrico carregado de uma energia negativa quase palpável.

O clímax vem na parte final da música, onde uma explosão de velocidade quebra essa interpretação quase hipnótica. Mesmo não sendo um estilo que eu acompanhe tanto o ATRAMENTUS conseguiu criar aqui um álbum muito bom, sólido e principalmente um álbum que oferece uma experiência emocional, pois te garanto que é impossível ouvir “Stygian” sem vivenciar diferentes emoções, a maioria delas extremamente desconfortantes. Ouça por sua conta e risco.

Uma banda totalmente perfeita para fãs de Unholy, Evoken, Worship, Mournful Congregation, Disembowelment, Skepticism, Thergothon, Esoteric, The Ruins Of Beverast, Morgion, etc.

Related posts

SAINTE MARIE DES LOUPS “Sainte Maries des Loups” (2019)

Fábio Brayner

CLOUDS – Despărțire (2021)

Daniel Bitencourt

CADAVER – “D.G.A.F.” (EP 2020)

Fábio Brayner