CD/EP/LP

ASPHYX – Necroceros (Advanced)

ASPHYX (Holanda)
“Necroceros” – CD 2021
Century Media Records – Importado
10/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 22/01/2021

Com o passar dos anos, um seleto grupo de bandas do underground extremo mundial se tornaram referências quando nos referimos a fidelidade em relação à sua própria música. Bandas como Incantation, Suffocation, Immolation e, é claro, o Asphyx, lançam discos e todos nós já sabemos que dificilmente seremos desapontados.

Ainda que essas bandas evoluam elas mantém intactas as suas referências musicais, o seu amor pelo som extremo e um profundo respeito às suas origens. Ao receber o novo álbum do ASPHYX essa percepção só se reforça, pois o que tenho em mãos aqui é um pontapé certeiro nas bolas dos posers ao redor do mundo. DEATH METAL é feito assim porra. Não tem invenção da roda, não tem “vamos evoluir e virar hippies do metal”. São apenas cinco caras com suas camisetas pretas surradas e tocando metal da morte simples e direto na sua cara.


Para mim “Necroceros” já entra no top 5 da própria banda. É um dos melhores álbuns que eles já criaram. É absurdamente pesado (comentar que Asphyx é pesado é chover no molhado, mas vou falar mesmo assim), tem vários momentos em que a banda se solta e baixa a porrada e vai acima da velocidade permitida na via e o que me deixou mais empolgado, a banda não tem medo de expor que são fãs de metal e isso aparece como forma de influências, que muitas vezes podem ser totalmente espontâneas. Ouça “The Sole Cure is Death” e tenha sua coluna vertebral partida em vários pedaços. Puta merda, isso aqui é feito para bater cabeça do início ao fim, inclusive nas partes rápidas.

Lembram que falei de influências ? Ouçam “Molten Black Earth”. Desafio todos a não aceitar que se fosse possível unir membros do Asphyx e Bolt Thrower a música desse casamento seria essa faixa. Death metal ultra brutal é bom ? Claro que sim, mas músicas como essa definem o estilo de forma definitiva. Já “Mount Skull” é uma música contida, pesada e com uma clara influência de NWOBHM em sua estrutura, mas isso não é tão fácil de perceber. Matadora !

ASPHYX – 2021 – Foto: Century Media Promotion

O massacre continua com “Knights Templar Stand” (que foi divulgado como single), a arrastada e pesadíssima “Three Years of Famine” (velocida é importante ? nem sempre), “Botox Implosion” (a letra é um pouco boba, mas a porradaria aqui é desenfreada, lembrando muito as faixas mais rápidas do início da banda), outra faixa muito boa é a gorefestiana “In Blazing Oceans”. Exploda seus tímpanos ouvindo isso e entenderá a minha referência.

Em seguida “The Nameless Elite” explode no som com mais e mais peso, “Yield or Die” mantém essa pegada e finalmente vem a faixa título “Necroceros”, com seu início que traz imediatamente o Venom á cabeça e é uma faixa que fecha de forma brilhante um álbum que tem tudo para estar no topo dos melhores de 2021. Quanto mais escuto “Necroceros”, mais gosto do álbum. Death metal feitos por maníacos para maníacos por death metal. Ponto final.

Related posts

DRUADAN FOREST/OLD SORCERY – Split EP 2021

Daniel Bitencourt

VOIMATON – Profane Vestige (CD 2022)

Daniel Bitencourt

TROVÃO – Prisioneiro do Rock ´n´ Roll (2021)

Fábio Brayner