Apesar de encontrarmos nomes destruidores na cena black metal em outras épocas, foi nos anos 90 que o black metal antingiu um outro patamar. Seja por escândalos, seja musicalmente falando, é inegável o fato que o estilo dominou aquela década. E que época foi para o estilo. Bandas criaram vários clássicos do estilo e mundo afora surgiam bandas de black metal, mas foi na Escandinávia que o metal negro se tornou enorme. O …And Oceans é uma banda dessa época e teve um nome forte na cena black metal underground com sua sonoridade mais sinfônica. Após dois excelentes álbuns a banda começou a mudar o som e foi caindo em experimentalismos eletrônicos que não funcionaram e que foram levando a banda para o ostracismo. Em 2019 a banda ressurgiu com o EP “…And Oceans” e pegou a todos de surpresa. Veio 2020 e “Cosmic World Mother” foi anunciado e agora lançado em versão nacional pela Urubuz Records, do Rio de Janeiro.
Foi uma grata surpresa ver que a banda retomou aquilo que fazia de melhor e até o momento lançou um dos melhores álbuns de black metal do ano. Totalmente sinfônico, raivoso e com uma carga melódica significativa, esse novo trabalho traz de volta aquela atmosfera dos anos 90 e como é bom ouvir o black metal sendo tocado dessa forma novamente. Músicas como “Vigilance and Atrophy”, a pancadaria sinfônica de “Fire and Swords” (que música poderosa), a faixa título por si só merecia um review. “Cosmic World Mother” é black metal em sua total glória. Os riffs são incríveis, assim como as passagens e arranjos. A emoção que emana das bases é latente e tudo isso em meio a uma cozinha totalmente brutal.
Uma outra música que é incrível é a também rápida “Helminthiasis”, que tem uma selvageria em seus momentos mais brutais que me lembrou o velho Satyricon. Ainda poderia destacar “Apokatastasi” e sua aura Emperor. Isso é perfeito. Todas as faixas desse disco são excelentes, resgatam aquela sonoridade poderosa do black metal noventista e com a qualidade dos tempos atuais. Um disco a ser conferido nos mínimos detalhes. Essa versão nacional lançada pela Urubuz Records veio com uma excelente qualidade, principalmente na parte gráfica e no slipcase. Corram atrás antes que esgote.