Formação bem recente de Santiago, no Chile, o AD FINEM OMNIA (latim para “Até o Fim de Tudo”) é integrado por uma dupla de Black Metal que também atua no SOL SISTERE (banda de Black Metal Atmosférico).
A linha de som é uma fusão dos elementos mais old school da segunda onda escandinava do estilo com características do Raw Black Metal, riffs hipnóticos e alta dosagem melódica, originando uma sonoridade bastante agradável.
“No Peace No Dawn” é o primeiro álbum de estúdio dos caras, após uma bem recebida Demo de 2020, a qual gerou expectativa por parte dos fãs de metal extremo sul-americano. O trabalho recém-lançado foi muito bem gravado, e ganhou produção super caprichada, com versões físicas (CDs) e digital a cargo do selo germânico “Purity Through Fire”.
A primeira faixa que chamou minha atenção individualmente foi a ótima “Solve: Route to Extinction”. Atmosfera rica, de riffs primorosos, ótimas melodias, baixo na cara, trabalho vocal excelente, bateria martelando os tímpanos impiedosamente, uma energia e uma entrega dignas dos grandes nomes do nosso continente.
Faixas mais diretas e ríspidas como “Doomed to Death” também funcionam muito bem, mesmo quando a dupla posiciona, intencionalmente, as melodias em segundo plano. A ferocidade dessa faixa, e o clima constantemente tenso são excepcionais.
Já em atos como “Pitch Black”, podem se notar elementos mais comuns na sonoridade de formações de Black Atmosférico, com segmentos soturnos bem elaborados e super climáticos. Há uma carga mais épica e ar triunfante em “In Defiance”, outra que merece ênfase.
De forma geral, o álbum é coeso e homogêneo, não apresentando nenhum ponto baixo. Todas as nove composições são sólidas e equilibradas, fluindo organicamente dentro da ordem do disco e contando com boa variação.
Um ótimo álbum de estreia, que mostra grande potencial criativo e entrosamento afiado do AD FINEM OMNIA (ou AFO). Acredito que deverá agradar aos fãs de UNANIMATED (SUE), NAGELFAR (ALE), DAWN (SUE), LORD BELIAL (SUE), PATRIA (BRA), SACRAMENTUM (SUE) e WINDIR (NOR).
Tracklist abaixo, duração total de 44:11 minutos:
1 – “Vultures”
2 – “The Abyss”
3 – “Solve: Route to Extinction”
4 – “Coagula: Promethean Fire”
5 – “Doomed to Death”
6 – “Pitch Black”
7 – “In Defiance”
8 – “Of Agony and Emptiness”
9 – “The Solipsist”