CD/EP/LP

EXTREME COLD WINTER – World Exit (2021)

EXTREME COLD WINTER (Holanda)
“World Exit” — CD 2021
Hammerheart Records — Importado
9/10

Doom/Death Metal totalmente produzido nos velhos moldes — forte, cadenciado, mas não moroso —, colossal como eram os grandes clássicos forjados nos anos 90. “World Exit” vem carregado de sete composições onde o peso das guitarras é soberano, as melodias são épicas e a atmosfera imponente. Em toda sua extensão (pouco mais de 50 minutos), o álbum consegue a proeza de dialogar naturalmente tanto com os aspectos e sutilezas do passado quanto com a sofisticação do contemporâneo. Inspirado pelo antigo, mas sem soar arcaico ou forçado (como tantas outras bandas que se autoproclamam “old school” por aí), melodioso e profundo, mas sem romper as fronteiras do bom senso e isento de divagações desnecessárias.

 O EXTREME COLD WINTER foi fundado em 2009 por três respeitados veteranos do underground holandês. Sendo eles, o guitarrista A.J. Van Drenth (Beast Of Revelation, Temple, Throne, ex-Beyond Belief); o baterista Seth Van De Loo (Cthuluminati, Grey Aura, Voodoo Gods) e o vocalista Pim Blankenstein (Officium Triste, The 11th Hour). Em 2015 o trio debutou com o fantástico ep “Paradise Ends Here” (Vic Records) e finalmente nesse ano de tantos percalços, eles regressam com seu primeiro full-lenght, o supracitado e candidato a clássico, “World Exit”. O trabalho foi lançado no último dia 15 pela poderosa Hammerheart Records.

O repertório consistente e esmagador, possui uma envolvente elegância sombria, que é fortemente marcada pelas solenes e catedráticas guitarras de A.J. Van Drenth; tanto nos riffs encorpados e nas distorções densas que o mesmo emite quanto nas melodias sublimes que brotam de sua mente e ganham corpo atraves de seus dedos. Ouça o instrumental “The Sea Taketh” e perceba toda a maestria do guitarrista.

Animals In Wintertime” (faixa de abertura) e a fabulosa “Time Space World” quase que sintetizam tudo que o disco tem a oferecer. Intensas, melodiosas e dotadas de um senso de organização severo. Atmosféricas na medida certa e, em simultâneo, robustas. Se as guitarras ditam os movimentos da trama de “World Exit” é a voz de Pim que concede as mesmas à sua necessária dramaticidade, e ele assim o faz, com sua habitual competência. Algo já comprovado nos seis lançamentos completos do Officium triste, na obra-prima “Lacrima Mortis” (The 11th Hour) e em suas esporádicas contribuições no Clouds.

O restante das faixas segue sem destoar das qualidades já apresentadas. Vide o peso supremo de “Permafrost Entombment”; no monólito “Pharmakia” (minha segunda favorita após a supracitada “The Sea Taketh”); na sufocante e carregada “Serpent’s Seduction” ou na épica “Cursed Like Cain”, cujos arranjos são majestosos e irrepreensíveis. As linhas do tecladista Carsten Altena (The Monolith Deathcult) são realmente supreendentes e muito somam à magnitude do álbum.

World Exit” é mais um dos lançamentos obrigatórios desse ano. Death/Doom Metal em estado puro, feito por quem realmente conhece as entranhas do mesmo. Nada aqui soa original, tampouco inovador, o que é bom, mas tudo soa inspirado, o que é melhor ainda!

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/Extreme.Cold.Winter

Bandcamp: https://extremecoldwinterhhr.bandcamp.com/album/world-exit

Deezer: https://www.deezer.com/us/artist/12835145

YouTube (Hammerheart Records): https://www.youtube.com/watch?v=rdrsseRiy60

Related posts

FLUISTERAARS – Gegrepen door de geest der zielsontluiking (CD 2021)

Daniel Bitencourt

VUKARI – Omnes Nihil (2021)

Daniel Bitencourt

MESSIAH – Fatal Grotesque Symbols – Darken Universe (Advanced EP)

Fábio Brayner