CD/EP/LP

URFAUST – Teufelsgeit (CD 2020)

URFAUST(Holanda)
“Teufelsgeist” – CD 2020
Ván Records– Importado
8,5/10

URFAUST é um dos nomes mais fortes no cenário internacional de Black Metal Atmosférico e Dark Ambient. A banda teve início em 2003 na Holanda, criada e desenvolvida por “IX”.

A discografia é vasta, repleta de EPs e Splits, álbuns ao vivo e seis álbums full-length. O trabalho mais atual e tema desta avaliação é o “Teufelsgeist”, lançado em 2020 pela gravadora e distribuidora alemã Ván Records. Os formatos variam desde as Fitas Cassete aos CDs (edição limitada Digipack), passando pelos Discos de Vinil (edições limitadas), além de uma caixa extremamente luxuosa contendo itens diversos de colecionador e as edições Vinil + CD.

O título do álbum é escrito em alemão, como é tradição do URFAUST, apesar de sua origem holandesa. Em português significa “Espírito do Diabo”. Pela natureza da obra, pode entender-se conceitualmente como a trilha sonora para uma experiência transcendental, uma jornada meditativa e ritualística, ou até mesmo envolvendo a passagem do mundo físico ao espiritual.

Musicalmente, o trabalho explora diversas ramificações do Metal Extremo. A base é o Dark Ambient, acompanhado de elementos de Black Metal Atmosférico, Doom e Drone. Os vocais de “IX” variam entre o canto em estilo operístico, vocal limpo recitando textos e, em alguns momentos, mais ríspidos e típicos do Black tradicional.  

 “Offerschaal der astrologische mengvormen” é a mais épica e extensa do disco, ultrapassando os dez minutos de duração. A base construída nos teclados é intensa, carregada de emoção, de atmosfera densa e repleta de tensão. A bateria marca o ritmo, lento e meditativo, mas adiciona algumas variações interessantes. Os belos vocais oscilam entre os limpos e operísticos, e quando somados às camadas dos sintetizadores, baixo e percussão, criam um resultado surpreendentemente opressivo e onipresente. Faixa incrível.

Bloedsacrament voor de geestenzieners” tem pegada mais Doom e Drone, o ritmo é bastante arrastado. Os teclados acrescentam vigorosa dissonância, com efeitos perturbadores, trazendo uma aura fantasmagórica ao som. A linha vocal torna-se mais melancólica e tortuosa. Em contraponto, um vocal feminino limpo e etéreo une-se de forma eficaz ao de “IX”.

Van alcoholische verbittering naar religieuze cult” é exclusivamente instrumental, e inicia-se com atmosfera mais leve, ganha contornos suaves, como parte de um ritual ou culto, como transmite a ideia do título “Da amargura alcoólica ao culto religioso”.

De filosofie van een gedesillusioneerde” abre com mais vigor, bateria e baixo criam um clima mais típico do Black Metal Atmosférico, com crescente tensão e ar progressivo. A seção final agrega efeitos sonoros pesados e vozes que parecem perdidas, deslocadas, ao fundo.

Het godverlaten leprosarium”dá números finais ao Play, e permanece no campo confuso e do desconhecido, onde a faixa anterior cessa. Não há percussão ou baixo, apenas efeitos diversos e desconcertantes dos sintetizadores e vocais escassos.   

Trabalho extremamente complexo, mas fascinante do URFAUST. Não recomendável àqueles não iniciados. Pra quem curte mais a fundo os abismos do Dark Ambient e do Black Atmosférico, ótima pedida.

A seguir, a relação das cinco músicas, que totalizam 33:31minutos de duração:

1 – “Offerschaal der astrologische mengvormen”
2 – “Bloedsacrament voor de geestenzieners”
3 – “Van alcoholische verbittering naar religieuze cult”
4 – “De filosofie van een gedesillusioneerde”
5 – “Het godverlaten leprosarium”

Destaques: A primeira, obra-prima do álbum e mais acessível. As demais requerem várias audições para devida absorção, de preferência com a companhia de um destilado forte.

Related posts

NORDJEVEL – Fenriir (EP 2021)

Daniel Bitencourt

TULUS – Fandens Kall (Adv. CD 2023)

Fábio Brayner

DEATHSPELL OMEGA – The Long Defeat (2022)

Daniel Bitencourt