CD/EP/LP

INVISIBLE CONTROL – Created in Chaos (Adv.2022)

INVISIBLE CONTROL (Brasil)
“Created in Chaos” – CD 2022
Xaninho Discos/Voice Music/Rapture Records/
Two Beers or Not Two Beers Records- Nacional
10/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 25/02/2022

Como é gratificante receber um material de uma banda nacional que te surpreenda como o álbum “Created in Chaos”, do INVISIBLE CONTROL me surpreendeu. Algo raro é encontrar bandas por aqui que invistam tanto no profissionalismo como essa galera fez e o resultado, aliado a um som realmente de qualidade, é surpreendente. Para uma banda formada apenas há dois anos atrás, um debut como esse realmente mostra que a experiência dos membros e a determinação fazem grande diferença, isso sem falar na qualidade da composição em si. A produção do álbum é um grande diferencial na percepção dessa qualidade do INVISIBLE CONTROL como banda e também nas performances individuais de todos os músicos. O material foi produzido pela própria banda e mixado e masterizado por Martin Furia (atual guitarrista do Destruction).

Temos então um álbum com uma produção poderosa. É pesadíssimo, bem definido, com timbragens excelentes e tudo no seu devido lugar. O som que o INVISIBLE CONTROL faz é uma eficiente amostra de um metal extremo que abraça vários outras abordagens da música pesada. Ainda que haja velocidade e brutalidade em diversos momentos, “Created in Chaos” também usa de forma perfeita melodias mais intrincadas, vocalizações que vão além do trivial em vários momentos, um trabalho magnífico de guitarras (os solos são matadores) e de bateria, o que faz uma diferença enorme em um som com esse grau de diversidade e complexidade. Há, é claro, referências mais contemporâneas do metal europeu e americano, mas também é possível perceber que os membros bebem das fontes clássicas, como por exemplo o Death.

Os vocais de Daniela Serafim são muito bons, tanto o mais gutural quanto o mais rasgado. Ela realmente chuta bundas com uma classe digna de um demônio em fúria incontrolável. Eu posso dizer que é difícil classificar o INVISIBLE CONTROL dentro de algum estilo específico, o que é algo bem positivo. É metal extremo, mas é algo a mais. É difícil destacar músicas nesse trabalho já que a qualidade é bem homogênea, mas gostaria de citar as faixas “Creation in Chaos”, um som que começa com um clima quase oriental e entrega uma baita faixa de abertura. E que som de baixo foda. Tem tudo aquilo que a música da banda representa. “Killing Another One Of Us” começa com uma pegada meio Dream Theater nas guitarras, mas é uma faixa com uma grande energia e riffs excelentes. “Invisible to You” tem algumas linhas de guitarra que me lembraram o trabalho do Cynic.

“Sons of the Damned” desce a mão sem dó e é uma das faixas mais agressivas do álbum e ainda assim tem uma abordagem melódica muito interessante. E finalmente não poderia esquecer de “Cursed Be”, uma faixa do álbum. Solos poderosos. Eu não tenho dúvida e desde a primeira audição eu já sabia que tinha em mãos um álbum diferenciado. Parabéns à banda pelo trabalho matador e pelo profissionalismo apresentado. Aos leitores do T.O.C.S. portal, ouçam esse material quando ele for lançado no final desse mês e tirem suas próprias conclusões. E um grande obrigado ao Alcides Burn por ter disponibilizado esse advanced e proporcionado ao portal a chance de resenhar um material com essa qualidade. \m/

Related posts

MY DYING BRIDE – The Ghost of Orion (2020)

Walter Bacckus

DIABOLIC – Mausoleum of the Unholy Ghost (2020)

Fábio Brayner

RUTTOKOSMOS – Kärsimys (CD 2021)

Daniel Bitencourt