CD/EP/LP

ATRAMENTUS – Stygia (2020)

ATRAMENTUS (Canadá)
“Stygia” – CD 2020
20 Buck Spin Records – Importado
9/10

Em meio a tantos termos criados para descrever música pesada nos dias de hoje eu ainda prefiro me preder a velhas convenções de uma época de mais simplicidade. O ATRAMENTUS é uma entidade oriunda do Canadá e que é descrita como sendo extreme funeral doom com toques de dark ambient, mas sinceramente isso aqui é doom metal na mais pura concepção da palavra.

A qualidade aqui apresentada e a própria profundidade da música tem razão de ser já que o grupo conta com membros de bandas como Chthe’ilist, Funebrarum, Gevurah, entre outras.

Esse definitivamente não é um estilo que acompanho a ponto de conhecer profundamente bandas e nuâncias então minhas referências acabam sendo nomes mais antigos, mas mesmo diante disso é totalmente factível e possível entender se estou ou não diante de algo digno de nota e o ATRAMENTUS é uma banda que me chamou muito a atenção. Talvez a última vez que ouvi uma banda soando tão lenta e para baixo dessa forma foi quando ouvi o velho Winter e os finlandeses do Unholy seus trabalhos iniciais, mas aqui há o adicional de uma melodia envolvente que se une a uma interpretação musical totalmente opressiva, mas belíssima.

É muito denso, mas vai além disso. “Stygian I: From Tumultuous Heavens… (Descended Forth The Ceaseless Darkness)” tem todos esses elementos. O trabalho vocal aqui é IMPRESSIONANTE. O fôlego que esse cara tem é além da imaginação. A segunda música, “Stygian II: In Ageless Slumber (As I Dream In The Doleful Embrace Of The Howling Black Winds)” (das três que compõe esse lançamento) é como uma trilha sonora, obscura e prepara o ouvinte para a melhor faixa, totalmente densa e negativa “Stygian III: Perennial Voyage (Across The Perpetual Planes Of Crying Frost & Steel-Eroding Blizzards)”, que leva o vocal para outras dimensões, baixando o tom e criando um clima tétrico carregado de uma energia negativa quase palpável.

O clímax vem na parte final da música, onde uma explosão de velocidade quebra essa interpretação quase hipnótica. Mesmo não sendo um estilo que eu acompanhe tanto o ATRAMENTUS conseguiu criar aqui um álbum muito bom, sólido e principalmente um álbum que oferece uma experiência emocional, pois te garanto que é impossível ouvir “Stygian” sem vivenciar diferentes emoções, a maioria delas extremamente desconfortantes. Ouça por sua conta e risco.

Uma banda totalmente perfeita para fãs de Unholy, Evoken, Worship, Mournful Congregation, Disembowelment, Skepticism, Thergothon, Esoteric, The Ruins Of Beverast, Morgion, etc.

Related posts

MALOKARPATAN – Vertumnus Caesar (Adv. CD 2023)

Fábio Brayner

ZATYR – Ornament of Proposition (EP)

Fábio Brayner

MELISSA – Devil´s Mask (2021)

Fabio Miloch