O selo MACACO DE GUERRA me enviou esse trabalho para resenha e cara, que álbum foda. A primeira constatação nesse split álbum das bandas TUMULO e BLACK ROCK é que não há nenhum fã de Hellhammer e Celtic Frost aqui. Não mesmo. Fãs não fariam algo assim. Só que respira o black metal suíço dos primórdios e tem isso no sangue é capaz de reproduzir isso. As duas bandas, nas seis músicas contidas aqui, prestam seus respeitos e um tributo a uma das bandas mais malditas e originais que passaram pela cena metal mundial. O split é intitulado “Angel of Destruction” e une duas entidades de partes diferentes do mundo.
A banda TUMULO é mais “limpa” em sua execução e em alguns momentos dá para sacar até mesmo uma pegada do Dorsal Atlântica do primeiro álbum aqui e ali. Não dá para destacar nenhuma música pois todas são excelentes. Essa pegada Hellhammer/Celtic Frost com algo mais heavy metal é muito foda. Já o BLACK ROCK vem da gélida Finlândia e é bem mais sujo e primitivo, principalmente no vocal. Aqui a influência é bem mais Hellhammer, tanto que a primeira música “Primordial Rites” corre um sério risco de ser acusada de plágio de tanto que lembra “Massacra”. hahahaha
Mas ainda assim tem suas particularidades e é uma faixa excelente. O ritual continua com “Mankind Ablaze”, música reta e finaliza com “Into the Eternal Slumber” que puxa o freio e é muito mais lenta. Esse split é realmente muito fudido, principalmente por essa pegada. Brasil e Finlândia se unindo para invocar velhas tradições de pútridas sonoridades. Altamente recomendável !