Scream Metal Blood VI
Luxúria de Lilith (Black Metal) Homicide (Grindcore) Pain Of Soul (Doom Metal)
Local – Célula Showcase/ Florianópolis(SC)
Data – 15/05/2026
Fotos By- Walter Bacckus
A Scream Metal Produções celebrará, em 2026, 10 anos de atividades, promovendo a cena underground na capital catarinense. O idealizador Ed Machado e sua esposa Yolanda Orlandi decidiram marcar essa data organizando a sexta edição do festival Scream Metal Blood, convidando três bandas do metal extremo brasileiro para comemorarem juntos com o público uma noite especial.
Em comemoração aos 10 anos, um público considerável compareceu, mesmo que a casa não estivesse lotada. Provavelmente, devido à fria noite de outono na sexta-feira, muitas pessoas optaram por ficar em casa. O espaço abriu suas portas às 21 horas e as bandas começaram suas apresentações pontualmente às 23 horas. Aqueles que decidiram sair de casa para aproveitar a noite de sexta-feira puderam desfrutar de um evento excelente e ainda contribuíram para o aquecimento da cena underground local.
O público começou a chegar de forma tímida, e a responsabilidade de abrir o evento ficou com a banda Homicide, prata da casa. O grupo apresentou um set intenso, brutal e caótico, com seu grindcore influenciado pelo death metal e crustcore. O show do Homicide foi realmente muito bom, e a banda destruiu na sua apresentação, com um show matador! Infelizmente, o público ainda estava um pouco frio e preferiu apenas observar, aplaudindo e apoiando, a banda que não decepcionou e deu o seu recado!
Agora era a vez dos catarinenses da região de Blumenau e uma das melhores bandas de doom metal do Sul do Brasil, a Pain Of Soul. O som arrastado e fúnebre, com uma atmosfera etérea, mesclando peso e passagens rápidas com momentos cadenciados, alternando entre vocais limpos e guturais, o famoso beauty and the beast, que combinou perfeitamente com a noite fria e melancólica na Ilha da magia.
Dani (vocais), Aline (baixo), Eduardo (bateria), Mailon (guitarra) e Joel (guitarra e vocais) subiram no palco e, como sempre, realizaram uma apresentação impecável, contagiando o público presente e os admiradores das sinfonias tétricas e arrastadas!
A banda segue promovendo seu mais recente trabalho, Gray Bird Melody (2024), e o show da Pain Of Soul foi mais focado nesse álbum, embora também tenha apresentado uma nova música e olhando para o futuro!

Começaram sua apresentação com a música Inoculable Being, que é a faixa de abertura do segundo disco da banda The Rustle Of The Leaves, lançado em 2013. Em seguida, tocaram Beam Of Light, Gray Bird Melody, Pharaoh’s Funeral e Climbing, todas do magnífico último álbum de estúdio!
A banda fez um show impecável, com guitarras potentes e uma bateria que alternou entre batidas rápidas e cadenciadas. O baixo proporcionou um bom suporte nas frequências graves, e a banda executou o instrumental de maneira digna, como se espera de uma banda do estilo ao vivo.
O grande destaque, realmente, são os vocais da Dani. Sua voz angelical e maravilhosa estabelece uma conexão profunda, repleta de sentimentos e técnica impressionante, transportando o ouvinte para um lugar mágico. A combinação de seus vocais suaves com os guturais do Joel proporciona uma experiência única, um ritual obscuro, fúnebre e envolvente. Vale mencionar a música Pharaoh’s Funeral, que começa com melodias árabes e apresenta um instrumental típico do heavy metal tradicional. É, de fato, uma música viciante e encantadora!
Estamos nos aproximando do final do show da banda Pain Of Soul, a vocalista Dani se dirige ao microfone e diz: Hoje temos na banda uma pessoa que está comemorando meio século de vida, e então deseja um feliz aniversário ao guitarrista Joel! O público presente deseja feliz aniversário muitas palmas ao músico!
As três últimas músicas do set da Pain Of Soul são: Rustle Of The Leaves e Dark Lord, do seu debut-álbum “The Cold Lament” (2011) , fazendo alegria para os administradores dos primeiros trabalhos da banda! Riffs de guitarras poderosos e vocais perfeitos invocando o contraste de luz e sombra, com os vocais de Joel invocando as sombras e a escuridão , com os vocais lindos e etéreos de Daniela, trazendo a luz e a melodia contagiante com o peso do doom metal!
O Pain Of Soul está olhando para o futuro e, fechando sua apresentação, apresentou uma nova música: Suffocating Whispers! O público reagiu de forma muito positiva a essa nova canção da banda, e eu também gostei bastante! Trata-se de uma faixa longa que reúne todos os elementos que a banda carrega em seu DNA, peso, riffs marcantes, um instrumental muito bem elaborado e vocais impressionantes!
Fim de uma apresentação maravilhosa que fez a alegria de todos os presentes. Esperamos o mais breve possível um lançamento dessa grande banda catarinense, que deixa “os doomers sempre felizes” com suas apresentações!
Sou um grande admirador do trabalho dos goianos da Luxúria de Lilith, especialmente da fase demo tape! O início das atividades da banda no submundo brasileiro me chama muito a atenção, principalmente o período final dos anos 1990 e o começo dos anos 2000, que eu realmente aprecio! Obras como Os Ritos Nocturnos da Luxúria (1998), Luxúria de Lilith (1999), Delícias, Devassas Orgias (2001) e O Êxtase da Tentação (2003) são, na minha humilde opinião, verdadeiras obras-primas!
Era uma época mágica no underground brasileiro. O fã de heavy metal precisava pesquisar nas revistas especializadas para obter informações, e quando se tratava de metal extremo, era ainda mais difícil. Os fanzines nos traziam notícias sobre o que acontecia no cenário underground. A verdadeira essência da arte negra sempre esteve, como sempre, nos subterrâneos!
Os velhos fanzines impressos faziam alegria para os admiradores do metal que estavam fora daquele nicho das revistas mainstream que só divulgam bandas grandes e famosas.
Através dos fanzines, tive a chance de conhecer bandas como As The Shadows Falls, Intelectual Moment e Luxúria de Lilith. Se não me engano, em 2004, pude assistir à apresentação da Luxúria de Lilith ao vivo pela primeira vez em Balneário Camboriú, SC.
No antológico e tradicional festival Celebração Nos Bosques de Satã, organizado pelo guitarrista Shemramforash, da banda Alocer, em parceria com Celso Infernus (In The Satan Woods Zine/In The Satan Records), juntamente com a vocalista Zasvanna Abigor Margoth (ex-Alocer e atual Purnima).
Esse festival foi incrível embaixo do complexo turístico Cristo Luz, em Balneário Camboriú. Uma celebração Infernal e quem esteve presente lembra muito bem das apresentações brutais de bandas como: As Vampiric Shades Belial Wind, Dark Paramount, Accubitorium, Movarbru, Alocer, entre outras! Quem esteve presente sabe como foi um evento histórico para a cena catarinense e porque não brasileira!?
A segunda vez que assisti os goianos foi em 2014, no templo do metal catarinense, nosso eterno Curupira Rock, na cidade de Guaramirim, e também na última edição do festival Celebração Nos Bosques de Satã, que eu tive presente.
Eu gostaria de destacar aqui que os mesmos organizadores da Celebração estão organizando um festival que, pelo que tudo indica, será tão grandioso quanto a Celebração Nos Bosques de Satã, na cidade de Pomerode (SC). O evento se chama Sombras do Sul e contará com um cast matador do metal negro brasileiro. Interessados busquem mais informações nas redes sociais do festival, que ocorrerá no dia 18 de julho de 2026.
Voltando ao show da Luxúria de Lilith, a banda subiu ao palco, com Alysson Drakkar no baixo e vocal, Andréia Larakna na guitarra e Taufic Rocha na bateria!
A banda executou seu show em quatro atos, percorrendo toda a sua discografia e evocando um ritual sombrio, blasfemo e anticristão. Fazendo a alegria dos filhos de Asmodeus presentes celebrando a noite da heresia em Florianópolis, com as bênçãos das bruxas da ilha da magia. As cortinas sobem, dando início ao primeiro ato com uma intro criando um clima tétrico e macabro.
Drakkar, Larakna e Taufic mandam: O Beijo de Mircalla e Nasciturus. Os asseclas seguidores de Lilith recebem os primeiros hinos vampíricos com grande entusiasmo!
Rola uma INTRO e o segundo ato, segue com Perpétua Escuridão, A Testemunha do Mal e Dia da Heresia. A banda é coesa ao vivo, fazendo um show ritualístico e blasfemo. Após mais uma intro, eles tocam um clássico da fase inicial da banda, A Volúpia Infernal, que fez a alegria dos adoradores de Lilith que cultuam a fase inicial da banda. Juntos, entoaram o poderoso refrão desse hino infernal!
Drakkar é um vocalista que sabe comandar sua horda demoníaca, sempre se comunicando com o público! Mais uma introdução, e Lúcifer certamente está satisfeito em seu trono com essa sequência matadora de hinos blasfemo e o ritual macabro, continua com: Desejos Infames, Aos Filhos de Asmodeus, Luxúria de Lilith e Serpentina. Que show matador!
A banda fez uma apresentação impecável, executando seu show com intensidade, obscuridade, fúria e uma identidade própria! Essas características foram fundamentais para que a Luxúria de Lilith cravasse seu nome no cenário underground, realizando turnês por todo o Brasil e serem respeitados por devotos do metal negro.
Vale ressaltar que ouvir hinos obscuros em português faz toda a diferença. É só perceber o público cantando as letras, principalmente os refrões pegajosos que grudam na memória!
O Drakkar, diz que está muito feliz em passar o fim de semana no sul do Brasil e agradece a oportunidade de se apresentar em Floripa. Ele também agradece à produtora Scream Metal Produções e a todos os presentes!
A banda caminha para o final de sua apresentação e os dois últimos atos da sinfonia macabra! Mais uma intro, e eles tocam: Seduzidos Pelas Sombras, Lascívia, Da Morte Para Todo Fim, finalizando com Ave Luciferian, um hino sombrio de adoração à escuridão eterna!
Uma ode para as energias obscuras que regem a Luxúria de Lilith! Que sinfonia macabra e que apresentação impressionante! É inegável que a Luxúria de Lilith está em um nível absurdo em cima do palco, e o power trio sabe como proporcionar um show insano e blasfemo!
A guitarrista Larakna toca seu instrumento com habilidade paixão, e fúria apresentando riffs e bases muito bem elaborados! Taufic Rocha e Alysson Drakkar comandam a parte rítmica com perfeição e sincronia. O show da Luxúria de Lilith foi muito bom! Encerrando o ritual negro!
Fim de mais um excelente evento no Célula Showcase e parabéns para Ed Machado e Yolanda pela organização! Tudo correu muito bem. Provando que o underground sério e de qualidade realmente existe e que organizar um evento é não é uma tarefa fácil!
Mas quando alguém quer fazer um evento, que o faça com amor e comprometimento, todos os envolvidos merecem uma organização de qualidade, com uma boa estrutura para os músicos e bandas com história. Que sabe, no palco, prevaleça o profissionalismo tanto para os artistas quanto para o público! Que venham mais 10 anos e muitos eventos underground! Parabéns, Scream Metal Produções!