News

BLOOD INCANTATION – Novo álbum será lançado em Outubro via Century Media Records.

Foto por  Julian Weigand

O novo álbum do BLOOD INCANTATION, “Absolute Elsewhere”, é diferente de tudo o que você já ouviu antes. Sim, essa é uma afirmação audaciosa, possivelmente hiperbólica, mas poucos podem reivindicar um divisor de águas sônico tão prontamente quanto esse quarteto de Denver, Colorado. Com quase 45 minutos de duração, sua maior gravação completa até o momento, os dois movimentos extensos do álbum – “The Stargate” e “The Message” – são tão confusos quanto envolventes, expandindo exponencialmente as fórmulas estabelecidas por sua estreia arrasadora “Starspawn” (2016) e o marco seguinte “Hidden History of the Human Race” (2019). O novo trabalho da banda tem lançamento previsto para o mês de Outubro desse ano , via Century Media Records.

O tracklist contará com duas longas composições:

1. The Stargate (20:20)
2. The Message (23:23)

Como diz Paul Riedl, do BLOOD INCANTATION,

“‘Absolute Elsewhere’ é o nosso extrato auditivo/viagem musical mais potente até agora; como a trilha sonora de um épico de ficção científica no estilo Herzog sobre a história/batalha pela própria consciência humana, por meio de um álbum Prog dos anos 70 tocado por uma banda de Death Metal dos anos 90 do futuro”.

Para se inspirar, o grupo buscou o coletivo de rock progressivo de meados dos anos 70, “Absolute Elsewhere” (mais conhecido como uma parada celestial para o baterista do King Crimson, Bill Bruford) como o homônimo do álbum. Para os não iniciados, o obscuro álbum de 1976 do “Absolute Elsewhere”, “In Search of Ancient Gods”, foi criado como um acompanhamento musical para as obras do autor de Chariots of the Gods, Erich Von Daniken, e suas teorias de estímulos humanóides não terrestres para a evolução da humanidade. O assunto não deve ser surpresa para ninguém que conheça as tendências filosóficas cósmicas dO BLOOD INCANTATION. Mas não se engane, os quatro músicos que trabalharam sob a bandeira do BLOOD INCANTATION na última década – o guitarrista e vocalista Paul Riedl, o baterista Isaac Faulk, o guitarrista Morris Kolontyrsky e o baixista Jeff Barrett – conseguiram deixar a microgravidade do gênero para trás e estão reescrevendo a Pedra de Roseta da música extrema com uma linguagem totalmente nova. Demonstrações como o show totalmente sintetizado de 2022 ou a apresentação como atração principal do Roadburn Festival de 2024, em que tocaram death metal e ambient em sequência, deixaram claro: o BLOOD INCANTATION aprimorou suas habilidades para ir com ousadia aonde poucas bandas foram antes e não revela sinais de desaceleração.

Para “Absolute Elsewhere”, o primeiro full-length da banda desde o cinematográfico “Timewave Zero” EP (2022) e o épico maxi-single “Luminescent Bridge” (2023), o BLOOD INCANTATION se mudou para o célebre Hansa Tonstudios, em Berlim, Alemanha, em julho de 2023, para gravar com o produtor wünderkid Arthur Rizk (Power Trip, Spectral Voice, Kreator, Wayfarer, Sumerlands etc.). Esse lendário complexo de gravação, construído antes de Weimar, foi onde muitas de suas influências mais progressivas, incluindo Tangerine Dream, Eloy e Brian Eno, criaram álbuns clássicos na década de 1970. Inegavelmente, Hansa e Berlim tornaram-se parte do caráter subjacente do álbum, culminando com Thorsten Quaeschning, do próprio Tangerine Dream, contribuindo com sintetizadores principais, Mellotron e programação para “The Stargate [Tablet II]”. Outros convidados especiais incluem Nicklas Malmqvist, do estelar Hällas da Suécia, nos sintetizadores/teclados principais, piano e Mellotron em todas as faixas, e Malte Gericke, o vocalista principal do Sijjin/ex-Necros Christos, contribuindo com vocais convidados em sua língua nativa. Ressaltando a vibração clássica do rock progressivo, o álbum é adornado com pinturas visionárias contemporâneas do icônico e recluso artista de ficção científica dos anos 70, Steve R. Dodd. Juntos, essa equipe internacional de estrelas contribui para a atmosfera sobrenatural de Absolute Elsewhere, que define uma nova época musical para o Blood Incantation.

Hoje eles lançaram a discórdia da Stargate Research Society e o aplicativo Elsewhere Searcher – um local para discussões sobre tudo relacionado ao BLOOD INCANTATION. Pesquisadores da sociedade descobriram recentemente um disquete da década de 80 que continha um software de rastreamento celestial antigo. Os pesquisadores conseguiram reativar o rastreador espacial e, por meio de um estudo meticuloso do sistema solar visível, notaram o surgimento de um novo planeta vermelho nas proximidades do Cinturão de Órion. Os pesquisadores também afirmam que o novo planeta está emitindo sinais intermitentemente, embora nenhuma gravação dessas transmissões tenha sido capturada ainda. A sociedade disponibilizou sua pesquisa ao público em um esforço para alertar os cidadãos sobre a rápida aproximação do planeta em relação à Terra, com uma possível colisão ocorrendo em outubro de 2024.

Blood Incantation | Instagram | YouTube | Facebook

Related posts

SAD THEORY – A influência da literatura simbolista de Cruz e Sousa na obra do grupo brasileiro

Fábio Brayner

JESUS HITS FOR BONG – Lançado o novo single “The Day I Turned Green”

Fábio Brayner

GRUESOME – “Ouça “A Mind Decayed” do split com o Exhumed

Fábio Brayner