Shows

II ÍCONES DO METAL CATARINENSE FESTIVAL – 13/08/2022 – Pomerode/SC

lIl – Ícones do Metal Catarinense

Dia – 13/08/2022

Onde – Wox Club (Pomerode/SC)

Bandas – Alocer, Ar da Desgraça, Battalion, Older Jack, Malice Garden

ALOCER

A temporada de shows voltou e lá vamos nós para a terceira edição do “Ícones do Metal Catarinense”, 2022. Evento organizado por pessoas sérias e que lutam em prol do metal na nossa Santa & Bela Catarina. Temos que parabenizar a todos os envolvidos neste evento, que contou com uma ótima aparelhagem e que fez a diferença para as bandas em cima do palco. A Wox Club é uma casa com uma qualidade de jogo de luz acima da média e que tem uma boa infraestrutura para receber seu público. Também trás uma boa qualidade de áudio e visual para o público. Os metalheads compareceram e apoiaram o evento e as bandas.

Essa edição foi um pouco diferente das outras. As portas da casa abriram às 15 horas e contou com um DJ animando o público com clássicos do rock / metal. Depois foi a vez de uma banda agitar o público. Banda de cover convidada pelos organizadores que animou a galera com muito hard n’ heavy e com muita competência e atitude. Inclusive, vi os integrantes apoiando as bandas do cast na frente do palco. Por isso citarei a banda Baywatch Hot Star, nesta resenha, já que o evento prioriza bandas do Estado e com no mínimo 15 anos de labuta no submundo e este que vos escreve também prioriza e apoia bandas autorais dentro do underground.

A primeira banda a subir no palco e abrir o evento foi a Alocer e seu black metal com uma pegada na linha escandinava dos anos 90. E que show simplesmente matador ! A banda abriu com uma “Intro”, e seu black metal profano é um atentado contra cristãos e toda hipocrisia das religiões. “Triumph of Evil”, “Battle of Unholy Warrior”, “Soul of Silence”, “Alocer Empire”, e “Forest of Ritual”, foi cacetada atrás de cacetada. Essa formação da Alocer está muito bem entrosada e destruindo em cima do palco. A banda só tem músicos competentes, mas a vocalista L. Scarlet chama muito a atenção e tem uma presença de palco contagiante. E seguimos com a celebração do “Gran Duke do inferno” com músicas que animaram os metalheads a bater cabeça e cantar com a banda. “Return to Pentagran” e mais duas do último lançamento e fecharam com a clássica “Ceremony Obscure”. Eu assisti três shows seguidos da Alocer e com certeza, essa celebração no Icones… foi a melhor de todas !

AR DA DESGRAÇA

Parabéns também aos demais integrantes “Shemramforash”, “Liscovski”, “Necroblast” e “T. Curwen” pelo show matador e insano ! Uma ótima aparelhagem faz toda a diferença. E o palco foi tomado pelos quatros cavaleiros da desgraça : Pestenegra (V/G), Nahash (B), Spectrum (G) e Necroblast na bateria.

E os blackmetallers do Ar da Desgraça fizeram um show matador, como sempre ! Abrindo o seu set com a música “Melodia da Minha Morte”, que é um black metal com passagens de doom metal e com um sentimento frio e obscuro. A banda é muito competente e concentrada em cima do palco. E segue o set “Ruína e Decadência” e “De um Dia Umbrifero”. A banda apresentou uma nova música “Para que Não Morra em Vão”; e para a próxima veio “Rainha do Sono Eterno”, do último disco de estúdio. Pestenegra, chama ao palco um ex – integrante e guitarrista, Denis “Ódio”, que atualmente faz parte da banda blumenauense, “Lied Des Waldes” e, juntos, fecharam o set com os hinos negros: “Eis a Nossa Oferenda e Ar da Desgraça”. Outra banda que fez um grandioso show e fazendo a alegria dos presentes.

Agora era vez da tempestade metálica se apossar do palco e destilar o mais puro heavy speed metal e fazer a alegria dos insanos metalheads. O Power trio Battalion sempre fez apresentações poderosas, mas para mim era a primeira vez que os via com essa nova formação. Então eu estava ansioso. (Kkk). E o Marcelo Fagundes (V/G), chama o público para frente do palco e já de cara executaram quatro faixas do último álbum “Bleeding Till Death”, de 2020. “Road of Revende”, “Night Rider” “Interceptor” e “Kill or Die”. O novo baixista, Maurício, segurou bem o seu posto e executou o baixo com maestria. E agora era a vez de tocar duas músicas do ep “Tyrant Of Evil” de 2015. A faixa que leva o nome desse trabalho e “Hell Razor”. E a bateria de Fabiano Barbosa comendo solto com muito pedal duplo e viradas poderosas. A tempestade metálica segue com mais uma do último trabalho “Metal Curse” com belas melodias de guitarras e um ótimo refrão. A banda apresentou uma música nova, “Metalstorm”, que segue o estilo da Battalion. E para fechar o set a clássica “Battalion Of Metal”. Show matador !

A quarta banda a subir no palco foi Older Jack. Banda “prata da casa” e que eu, particularmente, não conhecia. Banda que nasceu em 2004, na cidade de Pomerode – SC, tem um full álbum “Metal Über Alles” de 2015. O som deles é um heavy metal tradicional. As letras são diferentes, já que é no idioma alemão. Mas nesta hora encontrei uns amigos que não via desde 2020 e fui pro bar tomar umas cervejas e trocar uma ideia com amigos e amigas. Mas fiquei sabendo por comentários que eles executaram músicas próprias e covers para Accept e Black Sabbath.

BATALLION

A última banda que subiu no palco e, fechou com chave de ouro a terceira edição do Ícones do Metal Catarinense, representando o Norte do Estado, foi Malice Garden. Fazia muito tempo que não os via ao vivo. A banda detona um death / black metal violento, agressivo e com muitas melodias e técnica apurada. Divulgando seu último trabalho de estúdio, o ep ““Denying Creation” de 2021. Spok Opressor (Guitarra), Orland Jr. (Vocal), Geison Frasson (Baixo), Henrique Heichert (Guitarra), João Vitor Acordi na bateria. Abriram o set com a faixa do ep Denying Creation “Your Flesh My Lust” e que faixa matadora ! Guitarras afiadíssimas e que evocam o black metal mais ríspido e direto. A banda tocou músicas de suas antigas demo tape “Revenge Against Jesus Christ ” / 2000 e “Eternal Evil Victory” / 2002. Faixas como: Thy Master, Angels Fall, Unholy, Poison Divine”. Os insanos metalheads curtiram muito o show dos caras. Mesclando velocidade, melodia e uma presença de palco insana. Era hora de mais duas faixas do último trabalho de estúdio ” Denying Creation e S.i.n. Eu gostei muito de vê – los ao vivo de novo. E para fechar o set Violant Domain/ Revenge. A banda saiu do palco ovacionada pelo público presente. Fim da noite, ou melhor da madrugada, e felizes por presenciar mais um evento muito bem organizado, e respeitando as bandas e o público underground de nossa Santa Catarina.

Agradecer aos meus amigos : Dudu Lucero, Paty Delatorre Vanzin e Mariana Fernanda por me convidarem, dar carona, e me ajudarem nas logísticas; e pelo turismo que fizemos pela cidade. Obrigado mesmo, de coração !!!

MALICE GARDEN
OLDER JACKS

Related posts

DEATH ANGEL – Live Toinha Brasil Show – Brasília/DF – 26/04/2024

Fábio Brayner

MOONSPELL – “Latin American Fullmoon Tour 2023” – Curitiba/PR (08/04/23)

Walter Bacckus

METRALLION – Ao vivo em Recife/PE – 04/06/2022

Fábio Brayner