CD/EP/LP

VOID ROT – Telluric Dismemberment (Adv. EP 2022)

VOID ROT (USA)
“Telluric Dismemberment” – MCD 2022
Everlasting Spew Records – Importado
9/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 22/06/2022

No dia 22 de julho será lançado pela Everlasting Spew Records, “Telluric Dismemberment”, o novo EP do quarteto de Minneapolis, Minnesota, VOID ROT. Uma das grandes revelações do Death/Doom Metal dos últimos anos. 

A banda foi fundada em 2017 e em 2018 fez sua estreia com o excelente EP “Consumed By Oblivion”. Em fevereiro de 2020 foi lançado um Split Album junto aos franceses do Atavisma (banda fabulosa também), no mesmo, em setembro, foi a vez do impressionante primeiro álbum completo, o esmagador “Descending Pillars”.

Seu Death/Doom Metal equilibra magistralmente a sonoridade de atos primais como Winter, Rippikoulu e Disembowelment com a modernidade sufocante e abismal de nomes como Krypts, Spectral Voice e Sempiternal Dusk. Trocando em miúdos — uma sonoridade fiel aos idos noventistas, coesa e absoluta, mas, ao mesmo tempo, bem produzida. Claro que no modus do VOID ROT não há brechas para o vanguardismo. Sendo assim, não espere por suavizações, tendencias ou diálogos melódicos apoteóticos, aqui, a lógica é agonizante, rústica e densa.

Seu novo material foi gravado, mixado e masterizado nos estúdios Signaturetone Recording, pelo renomado Adam Tucker (Abstracter, Sedimentum, Feral Light). A arte é criação da entidade “Serpent Above” — responsável pela icônica ilustração que veste o perfeito “Negative Evocation Rites” (The Funeral Orchestra, 2020).

A faixa título faz as honras de abertura ao submundo. Pense em algo cavernoso, de peso primitivo e rudimentos aterrorizantes, agora multiplique por 10 e você terá “Telluric Dismemberment”. A faixa avança em blast beats selvagens, guitarras caóticas e posteriormente, em caos sendo explorado em tempos médios. Literalmente uma massa sonora homogênea e perturbadora. Seus 6m11s de duração passam imperceptíveis. Na sequência chega “Black Embrace”, clássico do Amorphis, presente (em versões um tanto distintas), no formador de caráter “The Karelian Isthmus” de 1992 e também no EP “Privilege Of Evil” de 1993. A faixa, obscura por si só,  recebeu doses extras de peso e obscuridade. Interessante quando as bandas conseguem preservar a essência do original, mas adicionar características próprias. Baita cover!

Essas duas faixas fazem parte da edição em vinil, nas versões digitais e em CD, tem-se ainda mais três músicas: “Descending Pillars”, “Liminal Forms” e “Inversion” — extraídas de uma apresentação exclusiva para a Cvlt Nation. Não há muito a ser dito, se a banda já soa absurda em estúdio, ao vivo ela é simplesmente avassaladora! A atmosfera sufocante e a intensidade sonora chegam a níveis que fogem da compreensão humana. Death/Doom Metal elaborado da forma correta e nada precisa ser dito. Material para fãs da banda, adoradores do estilo e colecionadores. Imperdível

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/voidrot/

Instagram: https://www.instagram.com/voidrotmn/

Bandcamp: https://voidrot.bandcamp.com

Spotify: https://open.spotify.com/artist/7KE8SfpBhltKZ2C4lzdKPf

Facebook (Everlasting Spew Records): https://www.facebook.com/everlastingspew/

Instagram (Everlasting Spew Records): https://www.instagram.com/everlastingspew/

Bandcamp (Everlasting Spew Records): https://everlastingspewrecords.bandcamp.com

Related posts

QRIXKUOR – Poison Palinopsia (Adv. 2021)

Daniel Bitencourt

DECEASED – Thrash Times at Ridgemont High (2021)

Fábio Brayner

STARSCAPE – Pilgrims of the Stars (EP 2020)

Fábio Brayner