CD/EP/LP

ZARATUS – In the Days of Whore (Advance 2021)

ZARATUS (Grécia)
“In the Days of Whore” – CD 2021
Ván Records – Importado
9/10

RELEASE DATE / DATA DE LANÇAMENTO: 05/03/2021

Quando você une em uma mesma entidade musical Bill Zobolas (Soulskinner e Thou Art Lord) e Stefan Necroabyssius (Varathron, Katavasia) a chance de sair algo ruim daí é mínima. O ZARATUS é exatamente o que se espera de uma dupla como essa e surpreende ao fugir da sonoridade grega clássica e agregar outros elementos à sua música. Não falo de elementos distoantes da proposta, mas sim peso, drama, um clima carregado e não tão óbvio como o dos trabalhos antigos do Necromantia.

Apesar da melodia presente o som ainda se calca em rispidez e partes rápidas, como no Thou Art Lord. O uso de alguns instrumentos não tão convencionais cria momentos diferenciados nas músicas. “Ceremonies Before Light´s Experience” é uma música que navega por diversas praias diferentes em termos estilísticos. O feeling dessa música é mais obscuro, fora do normal, mais insano. É uma grande faixa. “Darkness and Decay” é puro metal negro helênico, com batidas mais largadas, uso dos teclados para criar a atmosfera correta e opressiva. A cadência hipnótica de “In the Days of Whore” remete mesmo ao black metal europeu dos anos 90, mais carregado e com partes rápidas. Os vocais se tornam mais etéreos.

Tanto nessa quanto quase todas as músicas desse álbum trazem momentos que vão desde partes mais rápidas a momentos totalmente psicóticos, de falsa calmaria, mas contundentes. Uma faixa que gostei muito foi “The Haunted Palace”, que traz um trabalho de guitarra muito interessante e arranjos que vão sendo executados ao fundo que realmente são algo à parte. Puro feeling vem com a melódica “Chaos and Blood”, uma faixa lenta, mas belíssima. A velocidade retorna com “Heritage of Fire”, uma faixa direta.

O álbum finaliza com a longa “Zoroastrian Priests”, que investe em sonoridades tradicionais em seu início e vai numa crescente sonora. “In the Days of Whore” honra de forma inequívoca o black metal grego e já nos oferece um grande álbum para esse início de ano. O álbum estará disponível no dia 5 de Março.

Related posts

VOID WITCH – Void Witch (2022)

Fabio Miloch

NINKHARSAG – The Dread March of Solemn Gods (2021)

Daniel Bitencourt

TRIBULATION – Where the Gloom Becomes Sound (CD 2021)

Daniel Bitencourt