CD/EP/LP

WITHBLOOD – Finis Vitae (EP 2022)

WITHBLOOD (Brasil)
“Finis Vitae” – EP 2022
Eclipsys Lunarys Records – Nacional
9,5/10

Há um tempo atrás pude conhecer o trabalho do projeto WITHBLOOD e fiquei bastante impressionando com a qualidade do trabalho desse one-man band. O primeiro álbum realmente mostrava um futuro promissor e apresentava uma música com qualidade inquestionável.

O WITHBLOOD lançou ano passado esse EP intitulado “Finis Vitae” e ainda que possua apenas cinco composições, é um trabalho realmente sensacional. A começar pela excelente produção, “Finis Vitae” mostra que a contínua evolução tem se mantido forte e o que você pode ouvir em cada uma das faixas apresentadas é o resultado dessa evolução aliada a um bom gosto estético musical perceptível.

O material abre com a excelente “Pallor”, uma faixa em que um doom metal tradicional é executado com maestria. O peso e o clima mais carregado são constantes. Mas é na segunda faixa “Algor” que realmente a banda se supera. Seguindo uma linha que me trouxe à mente os dois primeiros trabalhos dos ingleses do Paradise Lost, essa faixa é a melhor deles nesse trabalho. Há um senso de urgência na música, que vai crescendo e se intensificando em peso, melodia e climas que se fundem em uma bela composição. As ideias utilizadas nessa música são certeiras e há momentos em que tudo vai para patamares mais elevados, quase como uma trilha sonora.

A terceira faixa é “Rigor”. Uma música com uma atmosfera épica em seus detalhes e arranjos que tem uma incrível força. Ainda que seja totalmente tradicional, ela se molda a partir dos detalhes. O trabalho executado pelas guitarras adiciona muito sentimento à essa composição, aliás seria até injusto falar que apenas a essa. É uma constante em todo o EP.

O uso de instrumentos de orquestra na introdução da faixa “Livor” foi de extremo bom gosto e funcionou perfeitamente com a construção dessa música. Mas foi durante a audição dessa música que pude perceber o único defeito que pude encontrar na produção desse lançamento. O som da bateria soou muito magro. Faltou aquele som pesadíssimo e claro do instrumento para uma sonoridade como a do WITHBLOOD. Isso não muda o fato de ser um EP incrível, mas serve como uma dica para uma próxima gravação. Ainda assim, “Livor” é uma das melhores músicas da banda. Composição bela e com melodias envolventes.

Finalizando vem a faixa “Ad Mortem Exolvuntur”, a mais curta e transcendental das músicas contidas nesse material. O WITHBLOOD confirma de uma vez por todas que tem um poder suficiente para lançar álbuns cada vez melhores e já me encontro ansioso para ouvir novos sons. Que não demorem muito. Se você aprecia um doom metal de altíssima qualidade e ainda por cima feito no Brasil, ouça o WITHBLOOD. Não vai se arrepender.

Tracklist:

1- Pallor
2- Algor
3- Rigor
4- Livor
5- Ad Mortem Exolvuntur

Related posts

WHOREDOM RIFE – Winds of Wrath (Adv. 2021)

Daniel Bitencourt

INSOMNIUM – Anno 1696 (2023)

Daniel Bitencourt

NUNSLAUGHTER/BLOOD – Split Mini Album” (2022)

Fábio Brayner