A Finlândia sempre foi um solo fértil de grandes bandas da cena da música extrema mundial desde o final dos anos 80 e começo dos 90 e, nos últimos anos, tem nos brindado com excelentes e gratas revelações no estilo Black Metal como: GOATS OF DOOM, RIIVAUS, MALUM, VARGRAV, HYMIR, dentre muitas outras.
Formado por: Lord Vrajitor (Guitarra/Baixo/Teclados/Backing Vocals /Acústicos), Revenant Strigoi (Bateria) e Stygian (Vocais), o WARMOON LORD é uma dessas ótimas bandas do estilo reveladas por lá nesses últimos tempos. “Battlespells” é o segundo álbum da banda e traz um trabalho mais sólido e furioso. O álbum abre com a triunfal “Virtus Tenebris (instrumental)” com um clima bem sombrio e sinfônico. “Purging Nefarious Vortex” é a segunda música e, deixa logo de cara, aquele clima da época clássica do começo da segunda onda do black metal dos 90 nos remetendo à época áurea do EMPEROR nos tempos do “In the Nightside Eclipse”.
Uma composição que une agressividade e elegância. “Of a Moribund Vision” dá continuidade e começa arrasadora com os teclados preenchendo de forma mais sombria e gloriosa possível. “The Key of Moonpiercer” começa com uma introdução bem épica e sinfônica como se fosse uma intro de uma trilha sonora de filmes de batalhas e a temática da banda nesse álbum, deixa bem claro isso. Os vocais de Stygian, hora lembram os de Sabbathan (ENTHRONED) hora lembram os de Ihsahn (EMPEROR). “Empowered by Battlespells” é pura batalha nórdica e com uma atmosfera sinfônica belíssima.
Aliás, os teclados do Lord Vrajitor são executados com maestria e no tempo preciso. Sem contar que ele tem um projeto paralelo de Dungeon Synth/Ambient que se chama OLD SORCERY. “Oracles of War” tem uma pegada no começo que lembra muito o DIMMU BORGIR na fase “Stormblåst”. Black Metal saudosista da época gloriosa dos 90 na mais pura essência. O álbum fecha com “In Perennial Twilight”.
Atmosfera mesmo de fechar um grande álbum de black metal de forma majestosa. A mais longa do play com 8 minutos do mais puro, odioso e sombrio metal negro nórdico. Com o “Battlespells”, o WARMOON LORD já tem seu nome solidificado na cena mundial da música extrema e mais precisamente no Black Metal.