Se alguém desse nosso país disser que curte metal e apoia o metal nacional e NÃO conhecer o VULCANO, pode ter certeza que esse indivíduo perdeu aulas na escola do underground. A história da música pesada brasileira se confunde com a própria história do VULCANO e vice-versa. A banda foi fundada em 1981 e desde então vem infernizando a vida de todos (com um período de inatividade). Em 2016 a banda lançou esse DVD contando toda a trajetória do VULCANO. O DVD é um tesouro para a história oral da cena extrema nacional, pois trás relatos de membros, ex-membros, lojistas, amigos, headbangers da época, enfim, todos que vivenciaram o surgimento da agressividade musical que foi abraçada de corpo e alma por essa lenda santista.
A produção é simples, mas creio não ser necessário mega produções para contar uma história, ainda mais quando essa história é contada de forma tão descontraída e porque não, divertida. Alguns dos “causos” contados são coisas que ajudaram a forma o caráter do que era ser um headbanger em um Brasil que ainda vivia sob o período da Ditadura Militar.Os Portais do Inferno foram abertos e diante de uma cena ainda ingênua e, de certa forma unida, aqueles garotos criaram uma das mais icônicas bandas do metal brasileiro. Sempre tendo um status de banda cult pelo mundo inteiro, o VULCANO escreveu com sangue, suor e peso seu nome na história do heavy metal mundial.
“Os Portais do Inferno se Abrem: A História do VULCANO” ainda traz como extras um show da banda realizado na capital cearense, Fortaleza, em 2016; um especial sobre a tour europeia na Europa e até mesmo um clipe do hino “Guerreiros de Satã”.
Se você ainda não possui esse registro histórico corra atrás. Apesar de lançado a um bom tempo, tenho certeza que, com um pouco de esforço, ainda possa ser achado. Que venham mais registros como esse das bandas clássicas do país.
Fábio Brayner
Historiador e Profissional na Área de Letras. Está inserido na cena metal desde 1985. Ex-membro das bandas Decomposed, Sanctifier e As the Shadows Fall. Editor dos fanzines The Crypt Zine (RIP), L.O.S. zine (RIP) e atualmente editor do fanzine e do portal THE OLD COFFIN SPIRIT. Total maníaco por death metal !