Entrevistas

FORSMÁN – Acordes da escuridão vindos da distante Islândia

O vocalista e baixista “V.” e o guitarrista e vocalista “O.” da FORSMÁN conversaram comigo a respeito dessa nova entidade sinistra do Black Metal Islandês, seu primeiro EP lançado recentemente com ótima recepção no underground e uma série de outros assuntos. Confiram abaixo esse bate-bola, a resenha publicada no THE OLD COFFIN SPIRIT e não deixem de sacar o EP “Dönsum í logansljóma”, disponível via Ván Records.

Foto da banda: Void Revelations

“V.” e “O.”, primeiramente gostaria de dar as boas-vindas ao The Old Coffin Spirit Zine / Portal. O que impulsiona a paixão para criar uma obra de arte do Black Metal como nós testemunhamos em “Dönsum í logansljóma”?

“V.”: Obrigado! Todos nós, os quatro membros da banda, gostamos muito de Metal e de música em geral. Eu e “H.” temos sido fãs particularmente da cena aqui na Islândia por alguns anos, e então decidimos iniciar a nossa própria banda. 

Como a banda trabalha em relação ao processo de composição? Quais elementos são os mais importantes quando vocês estão elaborando o seu estilo próprio de Black Metal?

“V.”: Normalmente um de nós compõe uma música inteira, antes de apresentá-la aos demais. Então os outros membros acrescentam seus conceitos à música. Por exemplo, quando nós trouxemos o “O.” (Guitarrista / Vocal) para a banda, ele escreveu “Falsgoð” e “Vonarglæta” dentro de poucos dias, e o restante de nós agregou o nosso estilo particular e ideias à essas músicas.

Quais foram os aspectos mais desafiadores em relação à gravação do EP“Dönsum í logansljóma”?

“O.”: O processo completo de gravação correu muito bem. A gravação em si, a mixagem e a masterização foram conduzidas pelo “Stephen Lockhart” no “Estúdio Emissary”, e ele fez um trabalho fantástico. (OBS: O estúdio Emissary, de propriedade do “Stephen Lockhart”, está localizado em Reykjavík, a capital da Islândia)

As letras parecem ser uma das maiores preocupações da banda, diferentemente de muitos artistas bem estabelecidos do Black Metal mundo afora. Elas soam impactantes, e passam mensagens fortes. Quem são os responsáveis pela criação das letras, e quais são as principais fontes de inspiração?

“O.”: Era muito importante para nós que as letras refletissem apropriadamente a instrumentação, e ao mesmo tempo transmitissem aquilo que nós precisávamos, com a força suficientemente brutal para cortar através da parede de som. Os conceitos se aprofundam, principalmente, sobre o ódio, o desespero e um desgosto generalizado pelas organizações religiosas. Discursos misantrópicos envoltos em uma rápida perda de esperança na humanidade.

Capa do EP “Dönsum í Logans Ljóma”

O EP soa extremamente equilibrado e maduro. Vocês possuem alguma experiência prévia como músicos em outras bandas ou projetos?

“V.” : Sim, todos nós. Nós viemos de uma formação no Metal e alguns têm experiências com Jazz também. Todos nós já tocamos em bandas de merda no passado, que nunca chegaram a lugar nenhum, e nem lançaram nada, então nós aprendemos a tocar ao longo dos anos.

Por favor, dividam conosco as suas visões sobre a arte da capa notável do EP, ilustrada por “Andrzej Masianis”:

“O.”: Da mesma forma que com as letras, ter uma arte na capa que pudesse refletir a música de forma apropriada era muito importante para nós. A maioria de nós tem uma interpretação diferente para a ilustração, então é difícil entrar em detalhes específicos a seu respeito. Nós vamos deixar isso a cargo do ouvinte, para que ele se decida e a decifre por si mesmo.

A Ván Records é um selo internacional muito ativo e relevante. Contem-nos, como tem funcionado a parceria até aqui?

“V.”: É aí que se torna útil viver em um país tão pequeno, nós conhecemos quase todo mundo, de praticamente todas as bandas de Black Metal daqui, não é uma cena grande. Nós só começamos a pedir por contatos, ouvimos coisas muito boas a respeito do selo, e então entramos em contato com eles! Foi uma honra poder lançar o nosso primeiro EP por intermédio da “Ván Records”, eles têm sido ótimos conosco e nós somos profundamente gratos por isso!

Podemos esperar por novos lançamentos do FORSMÁN no futuro próximo? Sem pressão, mas um álbum Full-Length seria uma ótima notícia…

“V.”: Nós estamos no meio do processo de composição, e fazendo shows, estamos com sorte o bastante para podermos tocar durante esse verão! (OBS: o verão europeu vai de 21/06 a 20/09). Nós ainda estamos promovendo e tocando o EP nos nossos shows ao vivo, mas isso mudará logo, à medida que formos acrescentando novas músicas ao nosso setlist!

Muitas bandas hoje em dia evitam ouvir Metal por diferentes motivos, ou mantém apenas algumas das clássicas dos anos 80. Vocês continuam ouvindo Metal, e em caso positivo, vocês gostam das bandas atuais?

“V: .”Todos nós ouvimos todo tipo de música, então nós não somos excessivamente exigentes sobre o que é “metal verdadeiro” ou não. Todos nós gostamos de coisas desde o MORBID ANGEL até o BLACK SABBATH, incluindo tudo entre uma e outra.

Quais são os seus artistas favoritos, aqueles que inspiraram os membros do FORSMÁN a fazer música em primeiro lugar?

R: “V.”As clássicas como KISS, MÖTLEY CRÜE e as bandas mais extremas como DARKTHRONE, SABBATH e CANNIBAL CORPSE.

A Islândia se assemelha muito a uma galáxia jovem, efervescente e dando origem a estrelas sombrias. Existem outras bandas jovens e interessantes vindas da Islândia, que vocês nos recomendariam conferir?

“V.”Sim! Há uma banda que nós recomendamos, chamada “SÁLARKVÖL”. É um projeto solo de “Í.E.”, ele vai tocar os seus primeiros shows ao vivo durante o festival “Norðanpaunk” aqui na Islândia, e eu e o “O.” ajudaremos com isso!

(OBS: O festival “Norðanpaunk” acontecerá entre os dias 29/07/21 e 01/08/21, na pequena localidade de Laugarbakki, cerca de 200 quilômetros ao norte de Reykjavík);

Vocês são oriundos de Kópavogur, uma das cidades principais da Islândia. Existe uma cena de Black Metal aí, ou alguma cena relacionada de qualquer forma ao Metal Extremo?

“V.”: Não propriamente em Kópavogur, por assim dizer, mas existem algumas bandas originadas aqui, como por exemplo a “SVARTIDAUÐI”.

Vocês estão familiarizados com bandas de Metal Brasileiras? Em caso positivo, vocês têm alguma favorita?

“V.”: Claro que sim! As joias como SARCÓFAGO, SEPULTURA, HOLOCAUSTO e SEXTRASH, só para mencionar algumas das minhas favoritas!

Existem planos para vocês saírem em turnê quando for possível? Nós temos lido bastante sobre as turnês de verão europeias, e festivais agendados para o segundo semestre de 2021.

“V.: ”Esse é o nosso plano! Nós queremos sair e tocar em turnê o máximo possível. Nós não temos nada específico agendado neste momento, mas esperamos mudar isso em breve. 

Eu gostaria de agradecer a vocês “V.”, “O.” e demais membros do FORSMÁN pela sua atenção e pelo seu tempo. Nós do The Old Coffin Spirit acompanharemos o seu progresso, e desejamos uma carreira bem-sucedida. Por favor, sintam-se à vontade para deixar uma mensagem a todos os leitores Brasileiros que estão conhecendo o seu trabalho:

“V”: Agradecemos por ter-nos no site! Saúde!

FORSMÁN online: https://forsman.bandcamp.com/

Related posts

HISSSARLION – “A hora do Dragão chegou… e que o diabo nos carregue!”

Walter Bacckus

IMBLUT – Uma conexão entre o Antigo Egito e a brutalidade entranhada na música

Walter Bacckus

RISE TO THE SKY – “… cada nota neste álbum reflete o meu pesar.”

Fabio Miloch