Os mestres do brutal death metal da Indonécia estão de volta e dessa vez trazem essa arma de destruição em massa intitulada “Avignam Jagat Samagran”, que é o primeiro álbum oficial da banda. No ano passado, em meio ao caos da pandemia, esses caras lançaram uma demo tape brutalíssima (resenhada aqui mesmo no portal) e eu havia ficado na expectativa de ouvir o seu debut. Eis que recebi cerca de três semanas atrás essas 13 canções de puro amor ao brutal.
A primeira referência do VOX MORTIS é o todo poderoso Suffocation. O álbum abre com a rápida “Sadisfaction” mas é quando “Forever No To Dog Meat” começa é que a coisa fica realmente séria. Nível de brutalidade nas alturas, peso e complexidade na dose certa e uma composição que deixa qualquer fã do velho e bom brutal death metal certo de estar escutando um álbum diferenciado. A faixa título segue no mesmo caminho, mas traz algo diferente em seu início. Não sei exatamente o que é, se teclados ou algum outro instrumento, mas o resultado final é muito interessante, principalmente para uma banda que segue uma linha mais brutal.
Algo que me chamou a atenção nesse álbum são as letras que trazem um conceito muito conectado à idéia do bem estar dos animais e a preservação do meio ambiente, algo que já diferencia o VOX MORTIS de boa parte da cena brutal. Uma faixa que realmente achei poderosa é “Primata Durjana”, um som que poderia facilmente ter estado no “Effigy of the Forgotten”, tamanha a qualidade dessa composição. A musicalidade mostrada pelos músicos da banda se evidencia a cada música e “Tetes Darah Pecudang” é uma dessas músicas. Grandes riffs e batidas. “Torture 365” explode tudo ao seu redor. Poder de fogo em níveis nucleares e uma das melhores faixas do álbum.
Uma faixa que se permite sair da linha é a matadora “Ode Untuk Sang Jenderal”, que é uma instrumental, mas que traz uma pegada mais diferente, ainda que mantendo a qualidade. Fechando o álbum vem a homenagem da banda ao clássico Morbid Angel com “Chapel of Ghouls/Immortal Rites”. Versões muito boas e com a cara do VOX MORTIS. “Avignam Jagat Samagran” é um álbum realmente muito bom e mostra que a cada que passa mais e mais bandas vindas de lugares que não os mais tradicionais. Vale lembrar que o álbum será lançado no Brasil em breve pela Rapture Records, então já prepare seu bolso para ser atingido por puro e brutal metal da morte.