CD/EP/LP

VOMITORY – All Heads Are Gonna Roll (CD 2023)

VOMITORY (Suécia)
“All Heads Are Gonna Roll” – CD 2023
Metal Blade Records – Importado
10/10

Brutalidade é inerente ao metal da morte. Seja em velocidade, seja em peso ou em sua temática. Mas uma coisa que não se desvencilha do death metal é o seu aspecto brutal. Não falo daquela brutalidade mecânica, que se vale da velocidade desenfreada e da árida abordagem quase infantil de querer soar como o mais fudido do mundo. O VOMITORY, nesse disco de retorno após 12 anos sem lançar um novo trabalho, mostra de forma inequívoca o que significa brutalidade em sua pura essência.

A banda havia lançado seu último álbum “Opus Mortis VIII” em 2011 e encerrado as atividades. Felizmente para todos nós o grupo resolveu voltar à ativa e esse “All Heads Are Gonna Roll” é o seu testemunho do caos em forma de metal da morte. Puro, direto e brutal.

Não poderia pensar em título mais conectado à música quanto esse. As cabeças irão rolar imediatamente assim que os primeiros acordes da faixa título explodem nos auto falantes. Uma rifferama desgraçada sai cortando tudo ao redor. A energia é quase palpável e mostra que os caras realmente voltaram com um ódio que só poderia ser extravasado ao criar petardos como esses. “All Heads Are Gonna Roll” é a composição certa para devolver aos fãs o VOMITORY como uma banda ativa.

“Decrowned” é uma composição que une todos os elementos do death metal de forma perfeita. A pegada quase thrash que fica rondando o submundo musical do VOMITORY concede a essas composições uma eletricidade imparável. Se for peso que você procura “Ode to the Meat Saw” é a faixa correta. O riff principal me lembrou totalmente o velho Bolt Thrower. O andamento meio tempo da bateria molda tudo nessa direção. Uma faixa poderosíssima, ainda mais quando abraça suas influências punk/hc e thrash.

Na mesma linha, mas com um tempero mais apocalíptico vem a visceral “The Deepest Tomb”. O que esse álbum tem de riffs matadores é algo inacreditável. Não dá para ouvir isso aqui sem ficar com vontade de quebrar tudo ao redor e bater cabeça até ela rolar pelo chão.

“Piece By Stinking Piece” é cadenciada, continua com a saga de riffs assassinos e é uma das melhores. A próxima é “Raped, Strangled, Sodomized”. Estou tentando lembrar se o VOMITORY se valia desse nível de melodia em suas composições como o que eles apresentam no início e em alguns momentos dessa música. Oferece uma abordagem diferente à composição, que em outros momentos é pura nitroglicerina sendo agitada sem grandes cuidados.

Novamente criando um clima Bolt Thrower vem a desgraçada “Dead Man Stalking”. Que início perfeito. Há uma pegada mais punk/hc nessa música, que logo depois abraça um peso avassalador em seus momentos mais trampados. Uma outra música que entra na lista das melhores é “Disciples of the Damned”. Com uma pequena que transita facilmente dentro do death/thrash, ela usa e abusa da velocidade, peso e uma estrutura torturante (no melhor dos sentidos) no desenrolar de sua execução. Brutal as fuck !

Mais porradaria é liberada de seu cativeiro quando “Dead World” se inicia e prova que o VOMITORY não voltou de brincadeira. A última faixa do álbum é “Beg for Death” e é outro destaque. Desde seu início focado no peso descomunal, a música vai crescendo, se tornando cada vez mais poderosa.

Como seria de se esperar, um álbum como esses precisa de uma capa à altura e essa aqui reflete perfeitamente a atmosfera do álbum. É belamente aterrorizante. “All Heads Are Gonna Roll” é um álbum que vou continuar ouvindo ainda por bastante tempo. Não tenho dúvida que entra na lista de melhores álbuns já lançados pela banda. Essencial !

Tracklist:

  1. All Heads Are Gonna Roll 03:27
  2. Decrowned 03:27
  3. Ode to the Meat Saw 04:44
  4. The Deepest Tomb 04:28
  5. Piece by Stinking Piece 03:23
  6. Raped, Strangled, Sodomized, Dead 03:19
  7. Dead Man Stalking 04:48
  8. Disciples of the Damned 03:29
  9. Dead World 04:06
  10. Beg for Death 05:34

Related posts

LVCIFYRE – The Broken Seal (2021)

Fábio Brayner

LORD BLASPHEMATE – The Sun that Never Dies (Reissue 2020)

Fábio Brayner

RIGOR SARDONICOUS – Praeparet Bellum (CD 2023)

Fábio Brayner