Lançado em 09/06/2023
O VOIDHAVEN foi formado em 2016 na cidade alemã de Hamburgo e chega agora, em 2023, ao seu primeiro álbum oficial intitulado “Lithic” e posso afirmar que é um começo mais do que promissor para essa jovem banda.
O único lançamento feito pelo grupo antes desse debut foi o EP “Voidhaven”, lançado em 2018 e a ausência de um lançamento mais underground (como uma demo tape) não influenciou na construção de uma sonoridade realmente madura para esse quinteto germânico.
O VOIDHAVEN navega pelas águas obscuras do doom/death metal e faz isso com uma maestria incrível. As músicas que compõem esse debut álbum tem um feeling gigantesco e vão agradar a todos aqueles que apreciam o estilo. O grupo trabalha muito bem com diversas cores nas composições.
Tudo soa muito pesado, tétrico, os vocais guturais são muito fodas, mas há espaço para atmosferas mais suaves, onde os teclados/pianos criam momentos mais singelos e onde linhas vocais mais cantadas trabalham em sintonia com o peso logo abaixo. “Sermon of Scorn” tem todos esses elementos e flerta até mesmo com uma abordagem quase nórdica na execução de algumas vocalizações mais limpas. Há uma roupagem épica que transpassa todo o álbum e que me fez considerar esse trabalho como uma grata surpresa para o estilo nesse ano.
Para quem busca a tradicionalidade do doom metal, a faixa de abertura “Resting in Tombs” é a pedida certa. O peso é claustrofóbico. Uma faixa perfeita para abrir os trabalhos desse disco. Ainda mais sorumbática é a belíssima “To Walk Among Ghosts”. Que composição incrível. As bases e riffs totalmente lentos criam o pano de fundo perfeito para a vocalização poderosa de Simon Schorneck (que inclusive passou pelo não menos genial Ophis). Essa é uma faixa que define perfeitamente o que é o doom metal em sua essência. Todos os elementos que moldam esse estilo estão presentes.
Em “The Everblazing Picture” o uso de linhas de guitarra mais melódicas e o piano dão um toque ainda mais especial a todo o peso que essa faixa carrega.
Uma das melhores faixas é a ultra pesada e épica “The Desolate Throne”. Fecha o álbum a longa “Something Cruel Within”, que oferece outra grande experiência magnífica da música do VOIHAVEN.
Não poderia finalizar esse review sem destacar a bela arte da capa do álbum que casa perfeitamente com a sonoridade apresentada em cada faixa aqui presente. E tetricamente bela e até certo ponto simples, algo em falta hoje em dia, com tantas capas fazendo uso de uma quantidade absurda de elementos em sua composição.
O VOIDHAVEN lançou aqui um álbum de respeito e que entra na minha lista pessoal dos grandes álbuns lançados esse ano. Não reinventa a roda, mas é absolutamente honesto em sua proposta e oferece exatamente aquilo que espero de um trabalho de doom metal.
Tracklist:
1.Resting on Tombs
2.Sermon of Scorn
3.To Walk Among Ghosts
4.The Everblazing Picture
5.The Desolate Throne
6.Something Cruel Within