CD/EP/LP

TRANCE OF THE UNDEAD – Chalice of Disease (2021)

TRANCE OF THE UNDEAD (Brasil)
“Chalice of Disease” – CD 2021
Iron Bonehead Records – Importado
8/10

Muitas vezes um som repetitivo pode acabar com as chances de uma banda de agradar ao seu público, mas em outros momentos essa característica pode se tornar até mesmo um trunfo. No caso do TRANCE OF THE UNDEAD, isso concede ao som desse grupo uma roupagem quase ritualística. E ao ouvir esse “Chalice of Disease” é isso mesmo que acaba ficando evidente.

Todas as músicas são construídas de forma a soar extremamente primitivas e essa repetição das bases e riffs é como um vórtex climático, que suga o ouvinte e o transporta a dimensões de obscuridade e frieza. Ser frio também é um característica bem presente em todos os sons apresentados nesse álbum. Tudo é envolto em uma atmosfera carregada e claustrofóbica. Ouça, por exemplo, a faixa “Sic Transit Gloria Mundi”. É uma armadilha para os sentidos.

“Angel of the Bottomless Pit” segue na mesma linha. Se for criar conexões com outros grupos, diria que o TRANCE OF THE UNDEAD é uma excelente pedida para aqueles que apreciam o velho Beherit, apenas aqui possuindo uma melhor produção. A faixa que mais apreciei foi a maléfica “Archaic Knowledge Unveiled”.

Outras influências claras são de bandas como Demoncy, Archgoat, etc. A capa do álbum reflete sua própria música. A simplicidade e o uso do preto e branco só acrescentam ao barbarismo musical criado pela banda. Não há muitas variações e nem preocupação com técnicas apuradas. O som é cru e direto. Um disco interessante que consegue transferir a sua proposta ao ouvinte. Agora o melhor é que temos aqui um trabalho feito em terras brasileiras, já que esse projeto é oriundo do Rio Grande do Sul e tem na figura de Trance of the Dead o único membro.

Vale lembrar que esse álbum foi lançado independente em 2020 e no começo de Setembro ganhou uma versão lançada pela gravadora Iron Bonehead.

Related posts

ACTUS SEPTEM – The Catechism of Death (2021)

Daniel Bitencourt

FERRITERIUM – Calvaire (CD 2021)

Daniel Bitencourt

PATHOGEN – Moribund Manifesto (2022)

Fabio Miloch