CD/EP/LP

THE MIST – The Circle of the Crow (EP 2022)

THE MIST (Brasil)
“The Circle of the Crow” – EP 2022
Independente – Nacional
8,5/10

Eu precisei esperar um pouco antes de ouvir esse novo material. Minha conexão musical com essa banda mineira é profundamente marcada pela absoluta excelência dos dois primeiros álbuns, que considero duas das obras mais poderosas já gravadas nesse país. Não quis ouvir muita coisa antes. Esperei pelo lançamento, esperei um pouco mais e finalmente estou escutando o novo material dos mineiros do THE MIST.

Obviamente que ter uma formação nova quase em sua totalidade traria alterações no som da banda e admito que o medo do que pudesse ouvir me faz esperar e segurar qualquer entusiasmo. “The Circle of the Crow” é um lançamento que trás um THE MIST diferente, mais conectados à atualidade, mas é ao mesmo tempo um testemunho de uma banda que, mesmo com uma nova formação, conseguiu se atualizar, mas o velho THE MIST está lá, rondando e norteando a banda. O thrash metal da banda sempre possuiu uma abundância de drama musical em sua essência e esse drama se faz presente aqui também.

“My Inner Monster” é um exemplo. “Over My Dead Body” tem um feeling carregada de uma visão teatral que permeia os mínimos detalhes da música e usam a voz tradicional (envelhecida, é verdade, mas presente de uma forma inconfundível) do vocalista Korg. Ambas as faixas destilam um thrash metal visceral e técnico. Solos excelentes também estão presentes e conferem mais qualidade às músicas. A banda se aventura em caminhos mais brutais e tortuosos com a faixa “The Blackmail of God”, uma faixa que mostra o lado mais atual da banda, com guitarras pesadíssimas e marcadas.

A faixa que encerra esse curto lançamento é “The Tempest”, que se inicia com um “blues” tocado como em um radinho velho e descamba num thrashão rapidíssimo que me lembrou um pouco o Exodus. Felizmente o meu receio do que pudesse ouvir não se concretizou e a minha única crítica fica para a mudança do logo (tá eu sei, estou sendo um velho ranzinza apegado à tradições… mas desgraça, eu SOU um velho ranzinza apegado à tradições… hahaha). Quero o velho logo de volta, por favor. hahahahaha

Mas falando sério, “The Circle of the Crow” é um retorno totalmente digno do THE MIST, servindo como um aperitivo para os velhos apreciadores da banda e como um belo cartão de visitas para as novas gerações, que talvez não conhecessem a música da banda. Agora resta esperar um novo álbum de estúdio para sacramentarmos de verdade esse retorno da névoa ao nosso cenário.

Related posts

CMPT – Krv i pepeo (2021)

Daniel Bitencourt

LACRIMA MORTIS – “Cathedral Of Despair” (2022)

Fabio Miloch

LORD BELIAL – Rapture (Adv. CD 2022)

Fábio Brayner