News

THE HOST – Blackened death metal brasileiro lança novo single. Confira “Lords of Chaos”

A banda de blackened death metal THE HOST lançou um novo single intitulado “Lord of Chaos”. A música faz parte do álbum “Ars Tenebrarum”, que será lançado em breve. O lineup atual conta com W.A.R. nos vocais, Janderson na guitarra, Alexandre no baixo, M. S. Werkhauser na bateria, e Haereticus nos teclados e orquestrações.

O grupo foi formado em 2004 e já conta com um EP, três demo tapes e após um longo hiato a banda retornou à cena em fins de 2022. Em setembro de 2024 foi lançado o single/lyric vídeo “Blasphemare” e no último mês de Dezembro foi lançado o vídeo oficial para a faixa “The Origin Through the Void”.

A banda compartilha sua visão:

Uma narrativa sônica intensa que transporta o ouvinte para um dos episódios mais traiçoeiros da história do Cristianismo: a perseguição sistemática aos Cavaleiros Templários no século XIV.

Com uma abordagem visceral e um som esmagador, a música é contada da perspectiva fictícia — mas totalmente possível e plausível — de um cavaleiro templário que, após anos de lealdade inquestionável à Igreja e à Cristandade, vê sua fé e propósito ruírem diante da traição orquestrada pelo rei Filipe IV da França, com a conivência e apoio do papa Clemente V. A riqueza e influência da Ordem naquele período despertaram a ganância em alguns e o medo de perda de poder em outros, o que levou a uma caça implacável baseada em acusações fabricadas de heresia, idolatria (especialmente em relação a Baphomet), práticas secretas e imoralidade, além de confissões extraídas sob tortura. À medida que sua lealdade é corrompida pela manipulação política e religiosa, o personagem começa a questionar a própria existência de um Deus em quem sempre acreditou e em quem depositou toda a sua fé, e que, em sua visão, deveria tê-lo protegido por cumprir sua “missão divina”. Lords of Chaos explora essa jornada de desilusão e a descrença crescente do personagem, enquanto assiste, impotente, à destruição de sua vida e de seus ideais. A música termina com o som de correntes e o fechamento de uma porta metálica, simbolizando o aprisionamento do Templário, já capturado e com seu destino selado: tortura e execução.

O título Lords of Chaos faz referência direta aos verdadeiros senhores do caos na Idade Média: a monarquia e o clero, que, movidos pela ambição e pelo interesse próprio, subjugaram sociedades inteiras através da servidão, da pobreza física e intelectual e da escravidão mental, consolidando seu poder por meio da manipulação política e religiosa. No contexto da música, são eles os responsáveis pela destruição da vida do personagem, traindo sua fé e lealdade.

Por outro lado, o nome do single também presta homenagem ao livro Lords of Chaos (1998), de Michael Moynihan e Didrik Søderlind, que traça a evolução do blues, do rock e do heavy metal em suas formas mais sombrias, culminando especialmente na ascensão do Black Metal na Noruega nos anos 1990 e nos eventos controversos que cercaram a segunda onda do gênero — uma cena que ainda influencia inúmeras bandas ao redor do mundo. Embora o título da música faça alusão ao livro, não há conexão entre a letra e o conteúdo da obra literária. Além disso, é importante enfatizar que a música e seu título não têm qualquer intenção de referenciar o filme homônimo de 2018, que é uma versão fictícia, caricata e sensacionalista baseada nos eventos reais descritos no livro.

Related posts

BELPHEGOR – Dois primeiros álbuns serão relançados em Janeiro pela Nuclear Blast Record

Fábio Brayner

THRONUM VRONDOR – Banda lança o segundo vídeo “Odium Humanis Generis”

Fábio Brayner

KVULL – Grupo australiano de doom/sludge lança sua nova faixa “Annihilator”

Fábio Brayner