CD/EP/LP

SURVIVAL INSTINCT – Fatal Venin (Adv. 2022)

SURVIVAL INSTINCT (Canadá)
“Fatal Venin” – EP 2022
Personal Records (México) – Importado
10/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 22/04/2022

Nem só de Death e Black Metal vive o homem. Considero o Thrash um dos estilos mais legais do underground metálico. Principalmente quando a banda compõe e executa o seu som com sangue nos olhos, e possui músicos de técnica excepcional.

 Por estes motivos, o novo EP dos canadenses do SURVIVAL INSTINCT me chamou a atenção, e me estimulou a compartilhar o lançamento com o leitor do T.O.C.S.

 “Fatal Venin” é o material que está prestes a ser lançado mundialmente pela gravadora “Personal Records”, do México. São menos de dezessete minutos de material, onde os maníacos de Quebec City fazem valer cada segundo.

 Detalhe interessante: No lineup atual da banda temos “Martin Paquet” produzindo ótimos vocais e guitarra, um dos membros da OUTRE-TOMBE (aquela puta banda de Death Metal, também sediada em Quebec).

  O show de Thrash/Speed old school começa com “Fatal Venin”, composta e cantada em francês. Agressiva, veloz pra caralho, um arregaço. As guitarras do já mencionado “Paquet” e do seu parceiro “Gabrihell” aniquilam tudo pelo caminho, lideradas pela cozinha monstruosa do baterista “Joel Simard” e do baixista “William Verreault”. Os vocais funcionam muito bem, e complementam um instrumental exemplar.   

 “Instinct” inicia mais cadenciada e com excepcional trampo de guitarras. Os segmentos mais velozes são vertiginosos e ultra potentes, uma verdadeira coturnada na boca. Pausa na correria somente para os solos, técnicos e complexos no ponto.

 Ouve-se uma abertura climática e intimidadora em “Night Speed”, que lembra a atmosfera do SLAYER da época áurea. Outra faixa marcante, de ótimos vocais. Os agudos não são exagerados, além de serem sempre bem postados.

 Thrash Metal de elite precisa ter ao menos um título clichê. Existe algo mais Metal que “Poser Killer”? O desafortunado Poser em questão é destroçado por uma serra elétrica… Faixa curtinha e muito bem construída, direta e com riffs espetaculares. Empolgante do início ao fim, com seus solos incríveis.

 “Slow Death” também é curtinha e presta uma nítida e justa homenagem aos pilares do estilo, dos gloriosos anos 80. Os riffs gigantescos e facilmente reconhecíveis se entrelaçam e falam por si, encerrando com um pique fantástico essa bela amostra dos canadenses.

 Um EP primoroso do SURVIVAL INSTINCT, divertido e destruidor. Do tipo que termina, te compele a ouvir mais umas vezes, e te deixa na vibe pra ouvir mais Thrash na sequência. Se o próximo álbum vier nessa pegada, será simplesmente matador. Só pra não deixar passar em branco, a capa tosca é o único “defeito”. Sou fã das capas bacanas dos discos clássicos de Thrash/Speed.

 Imperdível para fãs de RAZOR (CAN), DARK ANGEL (EUA), MORBID SAINT (EUA), DEMOLITION HAMMER (EUA), KREATOR e DESTRUCTION antigos (ALE), SACRIFICE (CAN) e SEPULTURA (BRA) das antigas.

 Tracklist a seguir, duração total de 16:38 minutos:

1 – “Fatal Venin”

2 – “Instinct”

3 – “Night Speed”

4 – “Poser Killer”

5 – “Slow Death”

Related posts

BURIAL – Inner Gateways to the Slumbering Equilibrium at the Center of Cosmos (Adv.2021)

Fábio Brayner

VALGRIND – Millenium of Night Bliss (CD 2023)

Daniel Bitencourt

MONSTROUS – Dawnsleeper (2020)

Fábio Brayner