CD/EP/LP

SULPHUROUS – Downward Spiral Trance (Adv. 2021)

SULPHUROUS (Dinamarca)
“Downward Spiral Trance” – CD Comp 2021
My Dark Desires Records – Nacional
9/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 05/11/2021
Em Dezembro de 2020, foi lançado uma compilation tape com quatro músicas do monstruoso grupo dinamarquês SULPHUROUS e agora em 2021, a gravadora brasileira My Dark Desires traz essa compilation para solo nacional e adiciona mais duas músicas para fechar um pacote infernal de puro e devastador death metal. Essa versão nacional, que será lançado em breve pelo selo, tem uma capa exclusiva para o lançamento brasileiro que foi criada pelo artista brasileiro Márcio Blasphemator, que vem se destacando com trabalhos sendo feitos para diversas bandas brasileiras e internacionais.

Essa versão une em um único CD três lançamentos distintos: o EP “Abomination Temple” (2016), a “Promo XVII” (2017) e o novíssimo EP “Encircling Darkness”, que foi lançado no último mês de março no formato 7´ep. Para quem já conhece a sonoridade do SULPHUROUS sabe que o background de seus membros é mais do que suficiente para liberar hordas de criaturas bestiais de seus domínios. Ascendency, Hyperdontia, Taphos, Phrenelith, Undergang são apenas alguns dos grupos que esses dois seres bestiais estiveram envolvidos, então a qualidade não poderia ser abaixo da média.

O SULPHUROUS é uma banda de death metal que tem raízes profundas no death metal mais agressivo mas ainda totalmente da velha escola em sua maior parte do tempo. O que chama atenção imediatamente é a qualidade das composições e a execução dessas peças de caos e energia destrutiva. O CD abre com as duas faixas mais recentes, “Encircling Darkness” e “Unfathomable Display of Rotting Creation”, ambas as músicas com riffs carregados, um trabalho realmente criativo da bateria e um certo grau de complexidade de sonoridades que são no grau certo. A segunda faixa é ainda mais cheia de energia negativa e é uma das mais fodas desse lançamento. A produção de “Abomination” e “Temple” mudam e são mais cruas, mas a banda mostra que desde seus primeiros passos ela tinha uma música absolutamente sólida para oferecer. Ambas são mais tradicionais, mais diretas, apesar de que os riffs mais cheios de feeling estão presentes o tempo todo.

É exatamente em “Temple” que a brutalidade se desmascara de forma mais evidente, deixando a música ainda mais cheia de energia. A próxima música é “The Flickering”, uma faixa que definitivamente é PERFEITA. Há algo de Immolation nela que já credencia com a melhor do álbum. Produção diferente mais uma vez, mas com a qualidade necessária para o estilo. E finalmente vem a troglodita “Dolorous Death Knell”. Aqui existe mais peso e tudo se une como um martelo esmagando sua cabeça.

Em todas as faixas há certamente, uma qualidade destacável do trabalho de guitarra, que cria um massivo paredão de distorção e feeling. Um grande lançamento que mostra o quanto a cena death metal mundial tem se fortalecido nos últimos anos.

Confira abaixo a faixa “The Flickering”:

Related posts

SARKE – Allsighr (Adv. 2021)

Fábio Brayner

GALAXY – On the Shore of Life (Adv. 2021)

Fábio Brayner

IMPIETY – “Versus All Gods” (2020)

Fábio Brayner