CD/EP/LP

STERBHAUS – Necrostabbing At Göta Källare – Live In Stockholm (2021)

STERBHAUS (Suécia)
“Necrostabbing At Göta Källare – Live In Stockholm” – CD 2021
Black Lodge Records/Sound Pollution Distribution – Importado
9/10

A Suécia em sua totalidade deveria ser tombada como patrimônio mundial do Heavy Metal, tamanha a quantidade de excelentes bandas que o país revelou ao mundo. Não apenas quantidade, mas qualidade e diversidade — do Doom Metal poderoso e épico do Candlemass até a matemática negra e melodiosa do Dissection; das definições sonoras do emblemático Bathory até o Prog metamorfoseado do Opeth. Isso sem adentar na chamada “The Gothemburg Sound” (com todos os seus representantes) e sem citar epítomes da devastação: Entombed, Dismember, Unleashed, Grave, Vomitory e tantos outros ( a lista é extensa e bem mais abrangente). Em suma, tem Metal de todas as formas possíveis e imagináveis —, e para todos os gostos.

O STERBHAUS foi fundado em 2007 na capital Estocolmo e sua discografia consiste em duas demos: “Sterbhaus” (2008) e “Hits For Dead Kids” (2009); dois discos completos: “Angels For Breakfast… And God For Lunch” (2012) e “New Level Of Malevolence” (2015); dois singles e um ep “Krampusnacht” (2016). “Necrostabbing At Göta Källare…” é seu primeiro registro ao vivo sendo lançado no início de julho pela também sueca Black Lodge Records. O show, por sua vez, foi captado no dia 17 de outubro de 2015 na ocasião do lançamento do já citado “New Level Of Malevolence”. Sua gravação foi feita por Arvid Bergendal e os polimentos finais de estúdio (mixagem e masterização) são creditados a Ronnie Björnström. O alinhamento da apresentação era composto pelo fundador Marcus Hammarström (Elvira Madigan, Shining) nos vocais e baixo, Jimmy Ahovalli (Skitarg) guitarras, Simon Olovsson (Avslut) guitarras e Erik Röjås (Ondskapt, ex-Netherbird) na bateria.

Em termos musicais a banda transita entre o Thrash e o Death Metal, mas cede espaço a linhas que vez ou outra oscilam entre o Heavy e o Black Metal, com lacunas para algumas experimentações e um certo humor (um tanto negro, na verdade). O resultado sonoro tanto em estúdio quanto nos palcos (para onde é transportado) é cru e pouco domesticado, longe de ser previsível, mas facilmente “agradável” — com muito peso, ferocidade e energia. Aliás, energia, garra e profissionalismo a banda tem com sobras. Os vídeos da apresentação exibem essas qualidades e muitas outras, como a ótima presença de palco dos músicos e sua interação natural com o público. Convenhamos que, shows com músicos com cara de bunda não chegam a ser de todo maçantes, mas tiram um pouco da adrenalina que uma celebração, seja de Rock ou Metal costuma ter. Assim sendo (menos postura Unplugged MTV anos 90 e mais troca de energia). Ponto positivo para o STERBHAUS  por realmente se entregar ao momento.

O registro é nítido, robusto e bem ilustra toda força que a banda coloca em suas apresentações ao vivo (lembra delas?) O setlist comporta 9 composições (onde 7 são do disco então celebrado) e duas: “Absolutely Do Not Die” e “Ministry” que pertencem ao primeiro lançamento completo. Tudo encapsulado em pouco mais de 44 minutos. Do início ao fim o que impera é a destreza e uma ferocidade quase primitiva, tudo muito direto e sem muitas pausas ou firulas. Apenas algumas piadas bem-vindas e muita brutalidade como exposto em “Grudgeholder + Hatemonger” e “Baby Jee And The 3 Stalkers” (“fudidas!” como bem diria um certo Fábio Brayner). O restante da bolacha flui com a mesma intensidade e força. Todas as faixas são executadas com vontade e tesão — o sangue nos olhos que só quem pertence ao Underground possui. Destaco ainda as excelentes: “New Level Of Malevolence”, “The King Of The Red”, “Bloodbarf” e a fudida (F.B. novamente) “Ministry”. Show perfeito e tenho certeza de que vários pescoços suecos ainda sentem os efeitos colaterais dessa longínqua noite.

A quem não conhece a banda,  uma ótima oportunidade para corrigir tal erro, seja pelo registro ao vivo ou por seus trabalhos de estúdio (sendo igualmente ótimos). “Necrostabbing At Göta Källare — Live In Stockholm” está disponível em diversas plataformas de compra e streaming como Bandcamp, Spotify e Deezer. Uma grata surpresa vinda da sempre prolífera Suécia e uma ótima recomendação. Cerveja, volume no talo e Thrash Metal; essa trindade que todo vizinho chato deve adorar (ou não).

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/sterbhaus

Instagram: https://www.instagram.com/sterbhausofficial/

Bandcamp: https://sterbhaus.bandcamp.com

Deezer: https://www.deezer.com/br/artist/3893441

Spotify: https://open.spotify.com/artist/6qKIHlWgKuFMMR10h1rcUz

Youtube: “Grudgeholder + Hatemonger”: https://www.youtube.com/watch?v=Q_MFJPA8r6c

Facebook: (Black Lodge Records): https://www.facebook.com/blacklodgerecords

Facebook: (Sound Pollution): https://www.facebook.com/soundpollution

Related posts

RESILIENT – The Art of Resilience (EP 2023)

Walter Bacckus

INFINITY – The Untamed Hunger (CD 2023)

Fábio Brayner

GÓRGONA – Górgona (CD 2024)

Walter Bacckus