CD/EP/LP

SOULSAD – Doomed to Funerals (CD Comp. 2022)

SOULSAD (Brasil)
“Doomed to Funerals” – CD Comp 2022
Black Hearts Records – Nacional
8,5/10

Não é de hoje que o doom metal nacional vem mostrando bandas cada vez melhores e profissionais. É um estilo que ficou por muito tempo restrito ao underground do underground, mas veio conquistando seu espaço, evoluindo e atraindo muita gente com talento mais do que suficiente para mostrar trabalhos que podem se encaixar perfeitamente dentro de uma cena de alto nível que existe ao redor do mundo.

O SOULSAD é uma dessas bandas. Tendo sido formado em 2003, em São Paulo, a banda ficou um período parada e retornou em 2018. Após esse retorno houve o lançamento do single “Doomed to Failure” e agora no final de 2022 a banda lançou o CD compilação “Doomed to Funerals”, um material contendo seis faixas, incluindo um cover para “The Dreadful Hours”, do My Dying Bride. Acredito que a escolha do cover não tenha sido por acaso, pois ao ouvir as músicas do SOULSAD fica evidente que o grupo britânico é uma de suas principais influências.

O doom metal criado por esses brasileiros é bastante calcado naquela proposta emocional, mas ainda muito pesada que o MDB criou e desenvolveu por toda a sua carreira. A primeira faixa “My Fallen Garden” e o complemento com “Funeral One Father” mostram isso de forma muito clara. Bons arranjos, melodias bem encaixadas e uma vocalização competente proporcionam a experiência esperada por essa sonoridade.

“Funeral Two Mother” se sai ainda melhor, pois coloca os vocais em uma área mais gutural, o que achei que combina mais com a sonoridade do SOULSAD. A construção melódica dessa faixa é muito bonita, com os arranjos de guitarra dando uma qualidade diferenciada. O uso dessas melodias, com algumas vocalizações menos guturais me fizeram lembrar o Anathema. Grande composição.

A faixa “Doomed to Failure” é mais pesada e mantém o uso da melodia como linha mestra. Em vários aspectos é uma música mais direta e talvez a que mais curti nesse lançamento. Há uma atmosfera mais tétrica, apesar da beleza dos arranjos que enfatizam uma certa tristeza, o que era muito presente no clássico do Katatonia “Dance of December Souls”. Mesmo que não haja uma conexão direta entre as duas bandas, permanece uma construção melancólica que as aproximam nesse ponto. O uso do piano foi curto, mas muito bonito também. Com certeza uma das melhores faixas desse lançamento.

A próxima música é a versão do SOULSAD para o clássico “The Dreadful Hours”, do My Dying Bride e essa versão fez justiça à qualidade da composição original. A última música é a belíssima “Last Breath”, uma composição que abraça o folk, principalmente da execução certeira da vocalista, que infelizmente não achei o crédito no material. É uma peça bem curta e deixa o ouvinte com vontade de ouvir mais dessa bela voz e de uma composição com essa pegada.

A parte da produção do material é excelente, talvez tenha faltado mais peso às guitarras, mas não a ponto de prejudicar o resultado final. A parte gráfica é muito bonita e traz as letras além da capa dos dois EP´s de onde foram retiradas algumas das músicas aqui contidas.  Um trabalho que apresenta de forma extremamente profissional o trabalho do SOULSAD ao público nacional e estrangeiro. A capa desse lançamento é muito bonita e é assinada por Josuel Oliveira.

Musicalmente a banda já está mais do que pronta para o lançamento de um full álbum, o que espero que aconteça em breve.

Tracklist:

  • My Fallen Garden
  • Funeral One Father
  • Funeral Two Mother
  • Doomed to Failure
  • The Dreadful Hours (My Dying Bride)
  • Last Breath

SOULSAD online:

http://soulsaddoom.bandcamp.com/

https://www.facebook.com/soulsaddoom/

Confira abaixo uma das faixas presentes na compilação:

Related posts

TARDUS MORTEM – Armageddon (Adv. 2021)

Fábio Brayner

SERPENTRANCE – Akra Tapeinosis (2021)

Fábio Brayner

GOREMENT – “The Ending Quest” (2020 – Reissue)

Fábio Brayner